Desastre Avião com 150 pessoas cai no sul da França Aeronave de modelo A320 havia decolado de Barcelona para Dusseldorf na manhã desta terça-feira. Não há sobreviventes

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 24/03/2015 08:04 Atualizado em: 24/03/2015 12:30

Avião cai no sul da França com 148 pessoas a bordo. Foto: Aero Icarus/Reprodução
Avião cai no sul da França com 148 pessoas a bordo. Foto: Aero Icarus/Reprodução

Um avião da companhia aérea Germanwings, do grupo alemão Lufthansa, caiu no sul da França, próximo ao município de Barcelonette, na região dos Alpes-de-Haute-Provence, nesta terça-feira. A aeronave, um airbus de modelo A320 que tinha 24 anos de uso, seguia de Barcelona, na Espanha, para Dusseldorf, na Alemanha. A bordo estavam 144 passageiros, 2 pilotos e 4 tripulantes. Segundo a agência de notícias Reuters, 45 passageiros seriam espanhóis. A Germanwings confirmou que a maior parte dos passageiros é de origem alemã. Há a possibilidade de turcos também estarem a bordo. Ainda não se sabem as causas do acidente.

De acordo com o periódico francês Le Figaro, o avião decolou às 8h55 da manhã de Barcelona e teria desaparecido dos radares por volta das 11h, no horário local. Os destroços do Airbus já foram encontrados em uma localidade de difícil acesso, a 2.000 metros de altura nos Alpes Franceses. O presidente da Germanwings, Oliver Wagner, declarou à televisão alemã NTV que ainda não é possível dizer se houve sobreviventes. Esta é a primeira queda de um avião de linha comercial em território francês em 15 anos e a primeira queda de uma aeronave de uma companhia low cost (de baixo orçamento) na Europa. O acidente é o pior desastre aéreo na França desde 1981, quando 180 pessoas morreram na queda de um avião perto da cidade de Ajaccio.  


Mapa da região em que o avião caiu no Sudeste da França. Foto: googlemaps.com/Reprodução
Mapa da região em que o avião caiu no Sudeste da França. Foto: googlemaps.com/Reprodução
 
O presidente da França, François Hollande, em comunicado no Twitter, declarou:" Eu manisfesto toda a minha solidariedade às famílias das vítimas deste acidente aéreo. É um luto, é uma tragédia". Segundo a BBC, o presidente disse ainda que "as condições do acidente ainda não estão claras, o que nos leva a pensar que não há sobreviventes", completou. Hollande também afirmou que não há vítimas francesas no acidente. A rede de televisão inglesa informou que os corpos das vítimas estão sendo levados para um necrotério de emergência, instalado provisoriamente em um ginásio na vila de Seyne-Les-Alpes. Por outro lado, o presidente francês disse em entrevista à imprensa do país que os serviços de resgate vão demorar para chegar ao ponto onde o avião caiu.

Policial (e) escolta um parente de uma das vítimas, no aeroporto El Prat, em Barcelona. Foto: Lluis Gene/AFP
Policial (e) escolta um parente de uma das vítimas, no aeroporto El Prat, em Barcelona. Foto: Lluis Gene/AFP
 
O desastre levou os controladores de vôo da França a suspender a greve da categoria que estava programada para os próximos dias 25, 26 e 27 de março. No Twitter, o grupo Lufthansa manifestou sua solidariede às famílias das vítimas: "Nós não sabemos o que aconteceu com o vôo 4U 9525. Minha mais profunda simpatia às famílias dos passageiros e tripulação no vôo. Se nossos medos se confirmarem, este é um dia sombrio para a Lufthansa. Nós esperamos encontrar sobreviventes".



A Airbus também se pronunciou sobre o caso na rede social, declarando que ainda está avaliando a situação:



A Germanwings declarou no Twitter que tomou conhecimento do caso pela mídia e ainda não havia informações próprias para que fosse feito um pronunciamento. A reação da companhia foi criticada pelos internautas. Haverá um coletiva de imprensa no aeroporto de Colônia às 11h, horário de Brasília.