Diario de Pernambuco
Busca
Droga Jamaica descriminaliza uso da maconha

Publicado em: 27/02/2015 11:57 Atualizado em: 27/02/2015 12:45

Foto: Ed Alves/CB/D.A Press/Arquivo
Foto: Ed Alves/CB/D.A Press/Arquivo
A Jamaica descriminalizou a posse de pequenas quantidades de maconha para uso pessoal. O parlamento do país aprovou lei permitindo o porte de até duas onças, o equivalente a 57g da erva. Também será criada uma autoridade de licenciamento para supervisionar os usos médicos e científicos da planta.

A maconha é amplamente cultivada na Jamaica, onde tem raízes culturais. No entanto, a medida aconteceu por causa de temores de uma possível sanção dos EUA. A nação insular é a maior exportadora de maconha para o Caribe. A decisão de relaxar as restrições internas faz parte de uma tendência global mais ampla. Vários países latino-americanos e os estados dos EUA - mais recentemente - Alaska têm descriminalizado a droga nos últimos anos.

As medidas foram aprovadas pelo gabinete jamaicano no mês passado e no Senado no início de fevereiro. Após a votação na terça-feira passada na Câmara Alta do Parlamento, as medidas agora podem ser transformadas em lei. A medida também permite rastafáris jamaicanos a usarem maconha para fins religiosos. A planta é considerada sagrada pelos membros da fé, e tem sido comemorada em reggae music da ilha.

O ministro da segurança nacional da Jamaica, Peter Bunting, disse que a lei não representa qualquer flexibilização da postura da Jamaica sobre o comércio internacional de drogas, ou sobre o cultivo ilegal da planta.