World Press Photo Foto de casal gay na Rússia ganha maior prêmio do fotojornalismo Quase 100 mil imagens de mais de 5,6 mil fotógrafos foram inscritas no prêmio

Por: Victor Germano

Publicado em: 12/02/2015 12:08 Atualizado em: 12/02/2015 14:07

A foto mostra Jon, 21 anos, e Alex, 25 anos. Ser gay na Rússia tem se tornado cada vez mais difícil. Foto: Mads Nissen
A foto mostra Jon, 21 anos, e Alex, 25 anos. Ser gay na Rússia tem se tornado cada vez mais difícil. Foto: Mads Nissen

O dinamarquês Mads Nissen foi agraciado nesta quinta-feira com o World Press Photo 2015, o maior prêmio do fotojornalismo mundial. A imagem vencedora traz um casal homossexual em um quarto em São Petersburgo, na Rússia. A foto foi tirada em 2014 e fez parte de uma reportagem sobre homofobia na Rússia.

Mads foi o grande vencedor da 58ª edição do concurso, que ainda premiou mais 42 fotógrafos, distribuídos em oito categorias. No total, foram analisadas quase 100 mil imagens, enviadas por 5.692 fotógrafos, fotojornalistas e documentaristas de 131 países ao redor do mundo.

O World Press Photo acontece desde 1955, em Amsterdã, e já premiou grandes fotógrafos mundiais como Malcolm W. Browne, Nick Ut e Charlie Cole. Nas últimas edições, os vencedores foram Samuel Aranda, Paul Hansen e a holandesa Carla Kogelman.

Homofobia na Rússia - Segundo a ONG Human Rights Watch, a comunidade homossexual russa sofre agressões constantes, as quais são frequentemente toleradas e até mesmo encorajadas pelas autoridades.

Para se ter uma ideia, em junho de 2013, a Duma Federal (o equivalente russo a Câmara dos Deputados) aprovou uma lei anti-gay que bane "propagandas de relações sexuais não-tradicionais". A lei, basicamente, impede que o movimento LGBT russo promova eventos de orgulho gay no país, vedando até a defesa de que relações homossexuais sejam igualadas a relações heterossexuais.