Diario de Pernambuco
Busca
Kirkuk Ataques jihadistas deixam 25 mortos no Iraque

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 30/01/2015 20:57 Atualizado em:

Bandeira do Estado Islâmico na cidade iraquiana de Rashad. Foto: AFP Jm Lopez
Bandeira do Estado Islâmico na cidade iraquiana de Rashad. Foto: AFP Jm Lopez
Pelo menos 25 pessoas morreram nesta sexta-feira em ataques no Iraque, entre elas um general e cinco combatentes curdos, vítimas de uma ofensiva do grupo Estado Islâmico (EI) em Kirkuk, informaram um policial e um médico.

O assalto dos jihadistas foi lançado de madrugada, ao sul e ao oeste da capital da província de Kirkuk, anunciou a polícia.

Segundo o governador da província, Najm Eldin Karim, as forças curdas repeliram a ofensiva, com o apoio dos bombardeios aéreos da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

O general de Brigada Shirko Rauf e outros cinco peshmergas (combatentes curdos) morreram, e outras 46 pessoas ficaram feridas, relataram fontes médicas e policiais.

Em reação, o comitê de segurança de Kirkuk anunciou um toque de recolher a partir das 10h (5h no horário de Brasília), que depois foi suspenso, de acordo com a polícia.

Em Samarra (110 km ao norte de Bagdá), sete pessoas morreram em três atentados com carro-bomba e em confrontos entre as forças de segurança e combatentes do grupo EI, ainda segundo a polícia.

Em Yalawla, em um setor recentemente tomado dos "jihadistas", na província de Diyala, ao sul de Kirkuk, um atentado suicida matou sete combatentes curdos, disse uma fonte militar.

Na capital, cinco pessoas morreram em uma explosão em um mercado, informaram autoridades locais.

Em junho, o EI lançou uma ofensiva no Iraque que lhe permitiu se apoderar de amplas faixas do territórios por cerca de dez dias.