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Notícia de Moda

A moda bate à porta

Pernambucanas se tornaram referência local de tendência por consumo mais personalizado e facilitado por curadoria em sintonia com estilo pessoal

Publicado em: 11/01/2020 06:00 | Atualizado em: 10/01/2020 10:36

Mala direta: Serviço de delivery entrega roupas  para que cliente possa selecionar as peças em casa (Freepik Divulgação)
Mala direta: Serviço de delivery entrega roupas para que cliente possa selecionar as peças em casa (Freepik Divulgação)

Entregues em casa, roupas pré-selecionadas por curadoria especializada refletem algumas das principais macrotendências para o futuro da moda: maior personalização e mais comodidade. Na capital pernambucana, a dinâmica de consumo vem ganhando popularidade e encontra reforço entre consultores e empreendedores locais. “Enviamos um questionário para a cliente, para que ela descreva seu estilo, se gosta de decotes, de saias, calças, estampas… e, a partir disso, selecionamos entre dez e 15 peças para ela. Entregamos uma mala em casa, ela prova as roupas, escolhe as preferidas e nos aciona para devolver as restantes”, explica a empresária Carla Pimentel, à frente da pernambucana  ByCP. Sócia da empresária Isis Lopes, que também comanda os selos de moda infanto-juvenil Villa Kids e Villa Kids Teen, Carla lança mão das experiências acumuladas como influenciadora digital e da afinidade com o universo da moda para escolher o que chegará às prateleiras da ByCP (@lojabycp) e o que será enviado às casas das pernambucanas.

“A ideia é tornar a moda mais prática, mais funcional, dando um novo significado às peças e ajudando as pessoas a treinarem um olhar mais versátil sobre o próprio guarda-roupa. É isso que a mulher moderna procura. Ela precisa seguir da academia para o trabalho, depois para a escola dos filhos, para o jantar a dois, para o encontro com as amigas… Não sobra muito tempo para ir às compras, ver vitrines, correr o risco de comprar algo que não vai usar”, pondera Isis Lopes. É na esteira dos e-commerces, do enfraquecimento das redes de fast fashion e da difusão de hábitos de consumo mais conscientes – que encorajam a comprar menos e melhor - que o sistema de “fashion delivery” (como é chamado o serviço de entrega de roupas a domicílio para que o consumidor selecione as que deseja adquirir) se populariza. Isis e Carla, que mantêm a sede da ByCP instalada em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, apostam na curadoria e na consultoria como principais diferenciais do selo, referência para o consumo personalizado e o fashion delivery na moda local.

 (Gabriel Pontual Divulgação)
Gabriel Pontual Divulgação

Em seu perfil no Instagram, onde acumula mais de 56 mil seguidores, Carla Pimentel (@carlapimenteloficial) dá sequência ao compartilhamento de dicas de estilo e amplia sua base de clientes, refletindo outra tendência do setor: a consolidação de tendências no ambiente virtual. Em paralelo à curadoria permanente de peças, a ByCP apresenta ao público coleções sazonais (Inverno, Verão, Balneário e Carnaval) e deve, em breve, contar com reforço técnico para oferecer serviços como análise de coloração pessoal e consultoria para organização de malas de viagem. “A moda é cada vez mais personalizada e menos limitada a coleções. Para a loja, garimpamos roupas e calçados em Belo Horizonte e em São Paulo. Busco inspiração em sites especializados e entre influenciadoras digitais”, revela Carla, que considera o Instagram como seu principal cartão de visitas. “Quando uma cliente chega à loja, oferecemos consultoria. Não ‘empurramos’ qualquer peça. Em vez disso, procuramos entender a personalidade dela, os gostos, a área de atuação, as necessidades de cada rotina. É tudo muito pessoal. A moda atual é assim”, conclui.
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