Carnaval
Roupas, glitter e acessórios genuinamente pernambucanos para usar no carnaval
Marcas como Trocando em Miúdos, Contém Glitter e Luz e Flor prepararam itens para a folia de Momo e oferecem opções para diferentes personalidades de folião
Por: Aline Ramos
Por: Larissa Lins
Publicado em: 29/01/2018 09:00 | Atualizado em: 29/01/2018 12:19
A contagem regressiva para a Folia de Momo começou desde que a voz da cantora Simone entoou Então é Natal. A ansiedade do povo brasileiro pelo carnaval não é de hoje. Logo no início de janeiro, as costureiras são procuradas para preparar as fantasias e dar um ar mais atual e glamouroso para os tradicionais abadás.
Essa história de se fantasiar começou há mais de 100 anos. A partir de 1970, os trajes incomuns caíram no gosto popular e passaram a ter grande importância para a celebração, porque foi a forma que as pessoas encontraram para dar um ar mais divertido ao evento. Até 1930, os looks eram simples: os materiais que poderiam enriquecê-las, como os tecidos, ornamentos e adereços de cabeça eram muito caros, aparecendo mais nos desfiles de escolas de samba.
Com o passar do tempo surgiram os blocos e, para participar, os integrantes vestiam-se iguais. Alguns disfarces tornaram-se mais famosos, como caveira, odalisca, super-heróis. Os bailes de gala foram instituídos no Brasil, seguindo o modelo dos bailes de Veneza, e foram popularizados através de Clóvis Bornay-, com avaliação das fantasias eram nas categorias luxo e originalidade.
Com o passar do tempo surgiram os blocos e, para participar, os integrantes vestiam-se iguais. Alguns disfarces tornaram-se mais famosos, como caveira, odalisca, super-heróis. Os bailes de gala foram instituídos no Brasil, seguindo o modelo dos bailes de Veneza, e foram popularizados através de Clóvis Bornay-, com avaliação das fantasias eram nas categorias luxo e originalidade.
Para as escolas de samba, os trajes são parte essencial do desfile. Explicam a história contada no samba enredo, devem ser coerentes ao tema e aparecer em harmonia com o conjunto da escola. Para os foliões, a escolha da fantasia pode trazer à tona a sensualidade, muitas vezes escondida no dia a dia, o sentimento heroico e a irreverêncis. O carnaval é a oportunidade do “cidadão comum” fugir da mesmice e se transformar.
Um acessório prático e que complementa a produção é a máscara. Criada 30 mil anos antes de Cristo, era utilizada em comemorações, cultos e rituais de povos primitivos. No Antigo Egito, o povo acreditava que a máscara na face dos mortos ajudava na passagem para a vida eterna. Na China, eram usadas para afastar maus espíritos. Na Itália, os “bobos da corte” transformaram-se em arlequim, pulcinella, pierrot e colombina, personagens que inspiraram o carnaval de Veneza, sendo que as máscaras, tinham o poder de revelar ou ocultar sentimentos.
Para complementar ou para ser o destaque da caracterização, há a maquiagem, que faz toda a diferença para construir um visual divertido ou glamouroso. E você, ainda está na dúvida de como se produzir nesse carnaval? Não te aperreia, que a gente te ajuda!
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…QUE ENTRA NA CABEÇA
A facilidade com que um arranjo de cabeça pode transformar qualquer roupa básica em figurino carnavalesco é bem aproveitada todos os anos na capital pernambucana por nomes como Xuruca Pacheco, Juana Moura, Laurinha Marinho e Adriana Pio. Para o carnaval 2018, motivos indígenas, referências a sereias, unicórnios e elementos da fauna e flora brasileiras foram as principais inspirações.
“Junto tudo o que gosto e acho bonito, transformo em algo exagerado, com bastante cor, principalmente vermelho e rosa. E bastante brilho, afinal, é o que o carnaval pede”, explica Laurinha Marinho, que atua no ramo de figurino e acessórios desde 2008. Para ela, Carmen Miranda promete ser a principal musa inspiradora das foliãs desta vez. As peças assinadas pela pernambucana podem ser encomendadas (@honeypiebylaurinha) ou adquiridas nas lojas Opa, Tutu, Mandarina, Acessorit, Quarto Secreto e Décimo Andar, a partir de R$ 75.
Adriana Pio segue processo de criação semelhante: “Faço uma pesquisa de tendências e crio em cima delas. Neste ano, sereias, unicórnios e motivos indígenas foram destaques”, explica. Pio aceita encomendas (@adrianapio) e tem pontos de venda nos shoppings Boa Vista, Paço Alfândega e Paulista North Way Shopping, com peças a partir de R$ 25. O caminho da conterrânea Juana Moura foi outro: apostou em itens diversificados e multicoloridos, além de propor mix de acessórios, inspirada no Tropicalismo. Brincos, pulseiras, colares, headbands e as “cabeças” são peças-chave na coleção de Moura, disponíveis a partir de R$ 39,90 em suas redes (@juanamoura) e no Espaço Juana Moura, no Parnamirim, Zona Norte da cidade. Já para emoldurar colo e rosto, peças assinadas por Manuela dos Santos enfeitam as prateleiras da Trocando em Miúdos (@trocandoemmiudos): a coleção Mistério do Planeta evoca as sinergias cósmicas e remete à canção dos Novos Baianos, disponível na loja da marca no bairro de Casa Amarela, também na Zona Norte.
…DEPOIS TOMA O CORPO
Estampas exclusivas, frases de empoderamento e modelagens libertadoras devem ganhar as ruas do Recife e as ladeiras de Olinda neste carnaval. As roupas homenageiam blocos e personagens tradicionais da folia de Momo, além de encorajarem a ousadia e catarse. No Espaço Bora! (@espacobora) - montado em pop up no Shopping Paço Alfândega, no Centro da capital -, os designers pernambucanos Maíra Egito, Guilherme Luigi, Eduardo Amorim e Manuela dos Santos expõem as estampas Homem da Meia Noite, Lança, Fuzaca e Manga Rosa. As peças tem design de Juliana Souto: "É uma forma de mostrar a riqueza da nossa cultura, do carnaval e da moda em Pernambuco", ela defende.
A pernambucana Allana Feijó, criadora da marca Luz e Flor (@luz.e.flor), mostrou também a beleza do feminino: para a coleção Que Poder é Esse?, selecionou peças que incentivam a sensualidade livre, a autonomia sobre o próprio corpo. Os itens custam a partir de R$ 40 e estão à venda na Moinho Galeria, nas Graças, Zona Norte do Recife. São tops, hotpants, t-shirts e bodies empoderadores. “Foi tudo inspirado no momento importante de empoderamento feminino que estamos passando. As mulheres se sentindo fortes o suficiente para ser e, consequentemente, vestir o que quiserem. Livres nas escolhas profissionais, sexuais e comportamentais”, conta Allana, que envia peças para todo o Brasil.
A Colombina (@colombinarecife) lançou mão de transparências, recortes vazados e trabalho manual para revisitar figuras populares – das colombinas a Carmen Miranda -, com tons supersaturados e luminosos, destacando produções da coleção Nosso Sangue Latino, lançada neste mês. A Rafazenda (@refazenda) também apostou nas cores vibrantes e lançou a primeira linha exclusiva de carnaval, a Bloco das Cores, assinada pela estilista Magna Coeli. A Lamê (@lame.store), por sua vez, convida os foliões ao universo dos caboclos de lança e dos tecidos metalizados, com peças a partir de R$ 119,90, disponíveis na loja da Trocando em Miúdos, em Casa Amarela, Zona Norte. Há, ainda, os tops ombro a ombro e as saias de tule da Loja Candanga (@lojacandanga): paetês e chitas dão o tom das peças com identidade pernambucana, à venda na sede da marca, também em Casa Amarela.
…E ACABA NO PÉ
O brilho, mais uma vez, promete bezuntar todos os corpos na temporada de confetes, da cabeça aos pés. A Contém Glitter (@contemglitter), primeira marca pernambucana dedicada exclusivamente ao ramo, aposta nas garrafinhas cheias de brilho em versões holográficas e geométricas em tons variados, com destaque para o rosa, vermelho e dourado. É para pendurar no pescoço e despejar na pele. A Contém Glitter está na loja da Trocando em Miúdos, a Casa Rosa, no bairro de Casa Amarela. A popularidade da marca rendeu até oficina, em parceria com a Lamê, no Espaço Bora, no Paço Alfândega, Centro do Recife, uma ação de maquiagem para o carnaval. Nas redes sociais, a também pernambucana Vamo Brilhar (@vamobrilhar) aposta em glitter e acessórios purpurinados para a folia, entre tiaras, enfeites, brincos e os populares tubinhos de brilho. Corações, nuvens, estrelas e outros motivos cósmicos inspiram os produtos, disponíveis sob encomenda pela internet.
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PLUS SIZE
Com o lema “corpo bonito é o seu”, marcas pernambucanas como a Lacra Mana, Dona Quitéria, Auroras, Abacaxi de Praia e Tropisoul estão reunidas no Marco Pernambucano da Moda (R. da Moeda, 46 – Bairro do Recife), com identidade pernambucana de moda e peças em tamano G, GG e extra G. A ideia dos estilistas, que lançaram mão de brilho, cores fortes e modelagens confortáveis, é descontruir padrões opressivos de beleza e celebrar todos os corpos e medidas, sobretudo a moda plus size – ainda com pouca atenção no segmento.
Com o lema “corpo bonito é o seu”, marcas pernambucanas como a Lacra Mana, Dona Quitéria, Auroras, Abacaxi de Praia e Tropisoul estão reunidas no Marco Pernambucano da Moda (R. da Moeda, 46 – Bairro do Recife), com identidade pernambucana de moda e peças em tamano G, GG e extra G. A ideia dos estilistas, que lançaram mão de brilho, cores fortes e modelagens confortáveis, é descontruir padrões opressivos de beleza e celebrar todos os corpos e medidas, sobretudo a moda plus size – ainda com pouca atenção no segmento.
COLETIVOS
Espaço Bora! - Colombina, Jailson Marcos Loja Oush, Zezé Estúdio, Restaum Store, Studio Lama, Jussara Vinagre, Atelier Cabana, Rafa que Faz, Maria Ribeiro e Perro Clothing.
Onde: Shopping Paço Alfândega, R. Alfândega, 35 – Bairro do Recife
Informações: 3194.2100 e @espacobora
Casa Rosa – Trocando em Miúdos, Colombina, Contém Glitter, Calma Monga, Lamê, Firulinha, Eu Acho é Pouco, Zezé e Vitalina.
Onde: R. Ferreira Lopes, 129 - Casa Amarela
Informações: 3269.7766 e @trocandoemmiudos
Marco Pernambucano da Moda - Lacra Mana, Dona Quitéria, Auroras, Abacaxi de Praia e Tropisoul
Onde: R. da Moeda, 46 – Bairro do Recife
Informações: 3448.0993 e @marcopemodaoficial
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