Diario de Pernambuco
Busca
Save date Mago pernambucano dos pincéis Colecionador de memórias, receitas e tendências, o maquiador e visagista Isnaldo Braga traça panorama da moda e beleza nos casamentos atuais

Por: Larissa Lins - Diario de Pernambuco

Publicado em: 13/11/2017 12:00 Atualizado em: 13/11/2017 08:13

O maquiador realiza cerca de 175 casamentos por ano. Foto: Isnaldo Braga/Divulgação
O maquiador realiza cerca de 175 casamentos por ano. Foto: Isnaldo Braga/Divulgação

Quando uma noiva senta-se à mesa com o maquiador e visagista pernambucano Isnaldo Braga, traços dele e dela se misturam: é preciso criar uma fórmula única a cada casamento, costurando as tendências da temporada às experiências dele e às expectativas dela. É uma alquimia. Não foi à toa que Isnaldo, com 30 anos de carreira recém-completados, passou a ser reconhecido por fazer magia com seus pincéis. Para 2018, enquanto vislumbra um reaquecimento do mercado local de casamentos e comemora as três décadas de experiência no ramo, ele mapeia padrões de comportamento a partir de pesquisas, imersões e observação cuidadosa de passarelas, livros, revistas, influenciadores, fóruns virtuais. Com passado de referência para o meio que sublinhou seu nome na capital pernambucana, Isnaldo Braga descortina o futuro e adianta: apesar da busca crescente por celebrações diurnas e menos formais, os códigos de beleza e moda típicos de um casamento tradicional continuam vivos - e atemporais.

“Para o grande dia de noiva, todas sonham com um dia de princesa. Um momento que seja único com toda sua complexidade. As mais tradicionais, e elas são muitas, ainda procuram um casamento noturno com todo o seu glamour, mesmo sendo um mini wedding, uma festa para menos convidados”, explica o visagista. Entre setembro e fevereiro, ele aponta, há mais cerimônias a céu aberto, no campo e na praia, quando a primavera e o verão favorecem o formato. A proposta, inclusive, tem inspirado coleções apresentadas em semanas de moda por todo o mundo e lançado luz sobre modelos mais minimalistas, fluidos, arrojados – tanto para noivas, as protagonistas, quanto para madrinhas e convidadas. Na última edição do Minas Trend, principal fashion week brasileira para o ramo de moda festa, em outubro passado, o que se via eram peças com estampas florais delicadas e transparências levíssimas: a grife Unity Seven, um dos destaques do line-up do evento, buscou inspiração nos casamentos diurnos para propor a coleção Art Bloom, assinada pela estilista Luana Magalhães. A aura de tradição e magia em torno dos casamentos noturnos, contudo, não arrefece.

Elementos clássicos, como o cabelo preso e a maquiagem iluminada, podem ser a chave para o melhor dos dois mundos: não há erro por falta, nem por excesso. “Há muitos penteados em voga, muita liberdade e versatilidade. Semi-presos, estilo sereia, presos desconstruídos, vintage, contemporâneos, tradicionais... na minha opinião, os fios presos ainda prevalecem”, avalia Isnaldo, ponderando quanto à praticidade e elegância do penteado. “A maquiagem de uma noiva requer traços bem valorizados por técnicas de luz e sombra. Áreas iluminadas, contornos... O mais importante é que não se transfigure a identidade dela, pois toda a tecnologia cosmética e fotográfica ao nosso alcance devem trabalhar a favor, como realce, não como transfiguração”, ele observa. A teoria e visagista, destrinchada por ele em entrevista ao Diario, é elemento fundamental na equação. Em tempos de bem vindos rompimentos de padrões, o pernambucano – que hoje realiza, em média, 175 casamentos por ano - se vale do visagismo para incentivar, como nunca antes, o alcance da beleza por meio da autenticidade.

Isnaldo busca sempre a fórmula única para cada noiva. Foto: Arquivo Pessoal
Isnaldo busca sempre a fórmula única para cada noiva. Foto: Arquivo Pessoal
>> Entrevista: Isnaldo Braga, maquiador e visagista

Quantos encontros são necessários, em média, até que você a noiva definam o penteado e maquiagem do grande dia? Poderia falar um pouco sobre como funciona esse processo?
Quando assumo o compromisso com a noiva, contrato firmado, já de imediato oriento sobre as consultorias de beleza e visagismo, residindo ou não residindo na minha cidade base, o Recife. Agendo, então,  dois encontros: um  para o prévio estudo e visagismo  e outro para definirmos, em testes, o penteado com joias e grinalda.

Como se dá o primeiro encontro com a noiva? O visagismo é fundamental desde o primeiro momento?

Sim, o visagismo é imprescindível. Desde o começo de minha trajetória profissional,  deixo que elas possam expressar tudo que está ao seu alcance, em sua mente, quais são as suas vontades... isso surge logo no primeiro encontro. Daí, sim, vejo sua aura transparecer de dentro para fora e apresento os  meus conceitos , perfis e classificações de atendimentos.

No primeiro momento, quais os pontos que exigem maior atenção do visagista para definir quais penteados melhor se adequam a cada uma delas?

Geralmente, as noivas já têm uma opinião bem formada de gosto e estilo de  seu penteado. Somando a avaliação do visagista a isto, o objetivo é uma linda e perfeita, com sua própria identidade, sua leitura conceitual, entre morfologia, colorimetria e harmonização. Traços do rosto, corpo, cor dos olhos e cabelos, personalidade, atuação, postura... tudo é observado a partir do visagismo.

E quais as principais diferenças a serem observadas entre maquiagem diurna e noturna?

Na maquiagem para o dia, a pele exige mais transparência mate, com suaves contornos de luminosidade bronzeados, olhos com sombras mais terrosas e gloss com pigmentos sobre os lábios. Nesse formato, o ‘menos’ acaba sempre sendo ‘mais’. Já para a noite, o grande diferencial é a pele, que pede cobertura e contornos HD para o destaque dos olhos. Além disso, caem bem os toques sutis dos pigmentos luminosos e a suavidade dos cílios naturais 3D, com lábios em tons de boca.

E em relação aos penteados?

Para o dia, os modelados semi-presos e os presos desconstruídos. Para a noite, indico os presos contemporâneos, que particularmente acho mais sofisticados, são os meus preferidos.

Quais as principais recomendações para as noivas que estão de casamento marcado?

Todos os detalhes são de extrema importância. Toda a pele do rosto, pescoço e colo, bem com os cabelos, precisam ser bem cuidados  e tratados com uma antecedência mínima de 90 a 120 dias antes do casamento. É preciso evitar excesso de exposição ao sol e ter bom senso nos procedimentos de química capilar. Também é recomendável usar bloqueador solar todos os dias e se hidratar, nutrindo a pele e ingerindo bastante água.

IN

"Tudo é permitido, em termos de moda e beleza, para uma noiva com critério em suas escolhas, identidade e preferências."

OUT

"O exagero pode apagar toda a sua beleza."



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL