Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia
Conteúdo publieditorial Tradição e praticidade: receita de bolo mistura milho e fubá Colocar cubinhos de goiaba na massa antes de assar dá sabor especial

Publicado em: 23/06/2016 12:00 Atualizado em: 23/06/2016 13:09

"O bolo quentinho pode ser ótima opção para o café da manhã ou lanche da tarde. Acompanhados por uma fatia de queijo, chá ou café, fica um delícia!", ensina a chef Juliana Santos. Foto: Vitamilho/Divulgação
"O bolo quentinho pode ser ótima opção para o café da manhã ou lanche da tarde. Acompanhados por uma fatia de queijo, chá ou café, fica um delícia!", ensina a chef Juliana Santos. Foto: Vitamilho/Divulgação

Não há nada mais tradicional no São João do que o bolo de milho ou fubá. Seja doce, salgado ou cremoso, a receita é a estrela da mesa junina, ao lado da canjica, pamonha, do pé-de-moleque e de outras iguarias típicas.

A diferença entre o bolo de milho e o de fubá é o ingrediente principal. O primeiro é feito com o milho ralado, enquanto o de fubá tem a farinha de milho na composição. As comidas feitas com o  cereal geralmente são mais trabalhosas e demandam maior tempo de preparo na cozinha. Agregar ingredientes especiais dá um toque especial e é uma tradição passada de geração em geração.

O chef pernambucano Clayton Rodrigues desmistificou a fórmula e criou um prato que leva os dois ingredientes. "A receita é muito prática. Nem parece que é feita no liquidificador e o resultado fica mais molhadinho”, explica. Além de usar flocos de milho, ele acrescenta uma lata de milho verde.

Por ser um bolo rústico, o sabor de milho harmoniza com outros insumos. A exemplo do coco ralado e da goiabada. A chef Eduarda Bessa traz um elemento surpresa para seu bolo de fubá. "Aprendi a receita com minha mãe e me esforço para reproduzir igualzinha, com fofura e umidade na medida exata. Acrescentei cubinhos de goiabada na massa e faço uma calda para a cobertura", explica.

Para servir o prato, a chef Juliana Santos ensina as combinações. "O bolo quentinho pode ser ótima opção para o café da manhã ou lanche da tarde. Acompanhados por uma fatia de queijo, chá ou café, fica um delícia!”, recomenda.

Confira a receita:

Bolo de milho

Ingredientes

200 g de milho verde enlatado sem a água
240 g de açúcar
160 g de flocos de milho (Flocão Vitamilho)
4 ovos
140 ml de óleo
300 ml de leite
20 g de queijo ralado
1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao forno com a temperatura de 160 graus. O bolo fica úmido por dentro. Atenção para o ponto: não precisa assar muito.



Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco