Notícia de
Gastronomia
Especial
Restaurantes investem na produção artesanal de massas frescas e molhos caseiros
Osteria Italiana e Fabbrique Pastificio são algumas das casa que fazem o ingrediente
Por: Katarina Bandeira
Publicado em: 20/05/2016 15:51 Atualizado em: 20/05/2016 16:04
![]() | |
Massa possui mais proteínas do que as feitas em larga escala. Foto: Julio Jacobina/DP |
Nada congelado ou industrializado. Na tradição italiana de fabricação de massas, os vários tipos são feitos de forma artesanal. A produção em larga escala cede espaço para comidas mais leves e saborosas, sem utilização de conservantes. O fabrico sem maquinário pesado, regra nas cantinas do país europeu, conduz o recém-inaugurado Osteria Italiana, comandado pelos sócios Federico Fornasiero e Alessandro Calderan, que adota o estilo clássico de preparo do alimento, e o Fabbrique Pastificio, com cardápio novo a partir deste mês.
Saiba mais...
Villa Foria das Graças lança 10 novos sabores de wrap
Faculdade oferece oficinas gratuitas de gastronomia
Rede social vira vitrine para quem trabalha com confeitaria
Gastronomia: Restaurant Week anuncia datas da próxima edição no Recife
Inscrições para o Encontro de chefs de Pernambuco já estão abertas
Entradas são ponto alto no menu do La Pasta Galleria, na Zona Norte
Dez lugares no Recife onde comemorar o Dia do Hambúrguer
Feira de vinhos portugueses chega ao Recife em junho
Chef Renato Romariz ministra aulas gratuitas em supermercado
Brunch da Reserva do Paiva é opção para quem quer aproveitar o domingo
Festival de comida alemã ganha segunda edição
Cervejas artesanais pernambucanas marcam presença em evento olindense
A decoração incorpora materiais recicláveis nas mesas e cadeiras, além de luminárias feitas com panelas. Os preços do cardápio, que inclui pizzas, são atrativos: a bruschetta custa R$ 6 e o prato mais barato (Spaghetti ao pomodoro), R$ 20, para dois. De quarta a sexta-feira, a compra de um prato ou pizza garante uma sobremesa gratuita.
Criado inicialmente como loja de massas, o Fabbrique Pastificcio (Praça de Casa Forte), idealizado por Leonardo Coimbra, com cardápio assinado por Helida Kelsch e cozinha comandada por Lucas Muniz, ampliou o projeto e agora dispõe de 50 lugares para consumo no local. Os clientes podem assistir a todo o processo de praparo e cozimento da massa, produzida em cozinha protegida por estrutura de vidro.
O cardápio é formado por 60 massas e passeia dos tradicionais pratos a opções arriscadas e regionais, como Sfogliati de carne seca com abóbora ao molho funghi. Risotos e grelhados estreiam neste mês. Os vinhos e as cervejas especiais são vendidos pelo mesmo preço da loja, onde são comercializados massas, molhos e utensílios.
SABOR ITALIANO
As massas italianas são divididas em três grupos: secas, frescas e frescas recheadas. Elas são subdivididas em mais de 300 tipos diferentes, entre cortes longos e curtos. A seca, como o nome entrega, necessita de um processo de descanso no qual a massa é cortada e colocada para secar.
As farinhas também são diferentes. A do tipo Grano Duro é considerada mais nobre. Ela produz uma massa mais dura, porém elástica, o que a torna mais resistente ao cozimento na água, e tem valor proteico mais elevado. A elasticidade confere uma resistência maior durante o cozimento na água, ao contrário da massa de trigo branca, ou Grano Tenero, que desmancha com facilidade e possui uma baixa concentração de proteínas.
Mais lidas