Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia
Especial Chef Gastrô: Destaque na gastronomia pernambucana Pedro Godoy ensina a fazer um super hambúruger Com apenas 24 anos chef está no comando de projetos como a cozinha do Vaporetto, a comedoria Na Ladeira - em Olinda e o curso Oficina de chefs

Por: Katarina Bandeira

Publicado em: 03/12/2015 15:06 Atualizado em: 04/12/2015 17:05

Chef dá dicas de como fazer um de seus pratos favoritos o Humilde amigo Burguer. Fotos: Rodrigo Silva/Esp.DP/D.A Press.
Chef dá dicas de como fazer um de seus pratos favoritos o Humilde amigo Burguer. Fotos: Rodrigo Silva/Esp.DP/D.A Press.

Apontado como um dos nomes mais promissores da gastronomia pernambucana, o chef Pedro Godoy começou cedo a praticar arte com as panelas. A escolha da profissão veio por acaso, após não passar no vestibular. Depois, com apenas 18 anos na época, resolveu ter aulas de gastronomia no Senac e o resultado não poderia ser melhor.

No comando da cozinha do Vaporetto, do Na Ladeira – casa que mantém junto com seu pai, Sávio Godoy, no coração de Olinda – e do curso do Oficina de Chefs, na Casa Rosada, Godoy é a prova que talento não tem idade. “Minha mãe era quem mais me influenciava. Mas no começo eu não via a cozinha de uma forma profissional”, confessa o chef, hoje com 24 anos.

Pode-se dizer que o chef transborda frescor e criatividade de quem ainda dá os primeiros passos, mas com calma e profissionalismo de quem já tem décadas de cozinha. Os pratos encantam pelo sabor marcante e apresentações elaboradas. Godoy assume que uma das inspirações para a finalização das receitas está no grafite, arte de rua encontrada nos muros de todo mundo e tida como uma das formas mais sinceras de expressão.

“Cada prato é como uma tela. Toda forma de expressão, na minha opinião, é arte”, explica o artista das panelas, que nesta edição do especial Chef Gastrô ensina dois pratos coloridos e saborosos: o Humilde amigo burguer, uma das receitas que ele gosta de fazer para si mesmo como forma de relaxar, e Vieiras grelhadas com couve flor em duas texturas. Um dos sonhos é passar pelo menos três anos levando o nome de Pernambuco e se especializando em diferentes cozinhas do mundo. E somos nós que saíremos ganhando.

Receita é ideal para quem está com uma fome avassaladora
Receita é ideal para quem está com uma fome avassaladora

Confira a receita do Humilde amigo burger - Por Pedro Godoy:

Ingredientes:

>Para o hambúrguer:
300 g de contrafilé moído na faca
2 unidades de Linguiça toscana
Pimenta do reino
Sal
8 fatias de queijo cheddar

Modo de preparo:
Misture bem os ingredientes, temperando bem a carne. Em seguida modele os hambúrgueres de acordo com o tamanho do pão. Grelhe por 4 minutos de cada lado, coloque o queijo cheddar por cima e leve ao forno pré-aquecido por mais 1 minuto.

> Cebola caramelizada:
2 cebolas
5 colheres de sopa de Açúcar
3 colheres de sopa de Shoyo
Pimenta do reino

Modo de preparo:
Acrescente a cebola cortada finamente na panela, junto com o shoyo e o açúcar. Espere a cebola cozinha e caramelizar. Em seguida aumente o fogo e espere todo o caldo reduzir e engrossar.

Molho de repolho roxo:
1/2 repolho roxo picado
1 colher de sopa de vinagre balsamico
2 colheres de sopa de maionese
5 colheres de sopa de cream cheese
Pimenta do reino
5g de salsa
Sal
Tomilho

Modo de preparo:
Misture bem todos os ingredientes e experimente o sabor para saber se precisar ajustar algo. Use seu paladar e criatividade para alterar se preciso.

Montagem:
1 pão de hambúrguer
70 g de molho pronto
Dois hambúrgueres grelhados com queijo
20g de manteiga
4 Bacon em tiras
2 colheres de sopa de cebola caramelizada

Modo de preparo:
Em uma frigideira, grelhe o bacon e espere ele dourar e soltar sua gordura. Misture a gordura com um pouco de manteiga e grelhe os lados internos do pão. Depois arrume o sanduiche como preferir, sempre usando a imaginação.

 



Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco