Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia
Cozinha Chef britânica Nigella Lawson inspira jovem brasileiro Rodrigo Ladeira promete preparar, até o fim do ano, 190 receitas inspiradas no livro Na cozinha com Nigella

Por: Celina Aquino -

Publicado em: 04/05/2015 16:32 Atualizado em: 04/05/2015 16:46

Frango assado com alho-poró e abóbora. Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press
Frango assado com alho-poró e abóbora. Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press
Nigella Lawson nem imagina que continua a inspirar os brasileiros. Mesmo longe da televisão, a chef britânica é lembrada por quem gosta de fazer uma comida simples, mas com muito sabor. É o caso do publicitário brasileiro Rodrigo Ladeira, que tomou coragem de investir em sua paixão pela gastronomia depois de ler 'Na cozinha com Nigella'. Impressionado com a facilidade com que as receitas são explicadas, ele criou o Projeto Nigelling, com o plano de até o fim do ano preparar os 190 pratos que estão no livro. A última refeição, Rodrigo sonha em cozinhar ao lado da chef.

O nome do projeto se refere a um episódio que ocorreu durante a visita de Nigella ao Brasil, em 2013. A chef postou uma foto que rodou o mundo segurando uma coxinha e levou seus fãs a fazer o mesmo, com a hashtag #nigelling (algo como nigellando, em português). O publicitário teve a ideia de bolar um projeto de gastronomia baseado no filme Julie e Julia, história da nova-iorquina que cozinhou em um ano as 524 receitas do livro Mastering the art of french cooking e contou a experiência em um blog. Rodrigo publica as fotos dos pratos no Instagram. “Meu objetivo é trazer a maior quantidade possível de amigos para dentro de casa e aprender a cozinhar melhor."

Duas vezes por semana, o jovem prepara um menu do dia, com entrada, prato principal e sobremesa. Ele começa a pensar no cardápio assim que fecha a lista de convidados e combina pelo menos três receitas de Nigella. Apesar de seguir à risca o passo a passo, Rodrigo não consegue prever se vai dar certo ou ficar gostoso, pois é sempre a primeira vez que elabora o prato. “Quando as pessoas pedem para repetir, sei que deu certo”, brinca. Geralmente, o publicitário convida os amigos para almoço ou jantar. Uma única vez ele preparou um chá da tarde, com nove receitas diferentes, que são a cara de um encontro ao entardecer, incluindo bolos, pães, torrada, muffin e geleias.

Até agora, a receita campeã é a do bolinho de linguiça. “É algo extremamente simples, mas o tempero com limão, gengibre e pimenta cria um sabor inexplicável e o crocante da folha de alface que acompanha dá um toque especial.” Já o bolo de nozes com café... deixou a desejar. “O recheio leva um pacote inteiro de manteiga com açúcar. Ficou muito enjoativo”, revela.

O publicitário Rodrigo Ladeira prepara até o fim do ano 190 receitas de Nigella Lawson. Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press
O publicitário Rodrigo Ladeira prepara até o fim do ano 190 receitas de Nigella Lawson. Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press
O que mais Rodrigo admira em Nigella é a facilidade de explicar as receitas. Até o prato mais complicado parece não ser tão difícil. “Ela ensina tudo, desde ligar o forno, qual panela usar, a quantidade certa de azeite até o ponto da carne e dá muitas dicas que ajudam quem não fez curso de gastronomia.” O publicitário tem aprendido, por exemplo, a salvar um bolo que quebrou e fazer cuscuz da maneira mais fácil, apesar de não ser a mais correta. Rodrigo conta que aprendeu a cozinhar com a irmã mais velha, já que a mãe deixava queimar tudo o que fazia. Quando saiu de casa, ele teve que se virar com as panelas e acabou criando o gosto de reunir os amigos em volta da mesa.

Para o publicitário, o segredo de Nigella está nos temperos. A receita de frango, que não leva nada além de estragão, fica deliciosa, ele conta. “Tenho só que ficar rodando o Mercado Central para encontrar os temperos diferentes, desde pimenta cayenna até semente de coentro, que só conhecia a folha ou em pó.” O desafio é ainda maior quando surge um ingrediente que não é vendido no Brasil. Rodrigo pediu a uma amiga que mora em Londres para comprar uma pasta intensificadora de sabor, de nome Marmite, para fazer a receita de espaguete ao alho e óleo. O produto é vendido em qualquer supermercado da Inglaterra, mas por aqui não se encontra. Outro amigo trouxe de uma viagem à Coreia do Sul sopa coreana para que o cozinheiro possa preparar um prato com lula.

Frango assado com alho-poró e abóbora

Ingredientes

filés de frango
meia abóbora pequena
1 alho-poró
meio limão siciliano
azeite de alho
2 ramos de alecrim ou tomilho

Modo de fazer

Coloque o frango em uma assadeira grande. Retire as sementes da abóbora (mas não se dê ao trabalho de descá-la) e corte-a em pedaços de aproximadamente 5cm. Despeje na panela junto com o alho-poró cortado em fatias grossas e o limão siciliano cortado em 4 partes. Antes de regar com azeite de alho, adicione um ou dois ramos de alecrim ou tomilho. Asse em forno a 220 graus da maneira tradicional.

Ceia de batatas-doces

Ingredientes

2 batatas-doces (lavadas e secas, mas com casca), cada uma cortada em quatro partes
200g de bacon defumado em pedaços
200g de pontas de aspargos
6 dentes de alho com casca
raminhos de tomilho fresco (ou 1 colher de chá de tomilho seco)
3 colheres de sopa de óleo de canola
sal marinho em flocos a gosto
folhas de salada
pimenta à gosto

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 220 graus e pegue uma assadeira onde caibam todos os ingredientes. Arrume os pedaços de batata-doce e depois despeje a maior parte do bacon, seguido pelas pontas de aspargos, os dentes de alho e finalmente o bacon restante. Salpique com o tomilho, despeje o óleo por cima e asse por 30 minutos. Depois vire as batatas-doces e asse por mais 30 minutos.

Finalização: Deixe esfriar um pouco antes de dividir as batatas-doces em dois pratos, cobertos com folhas de salada. Salpique sal marinho em flocos e molho de pimenta.



TAGS:
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco