Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia
Alimentação Oficina de Alimentação Viva será ministrada pela primeira vez no Recife Depois de reunir experiências através de estudos no Rio de Janeiro, chef pernambucana Vânia Carvalho traz dicas e ensina formas para quem pretende mudar hábitos alimentares

Por: Mirella Monteiro - Diarios Associados

Publicado em: 23/02/2015 20:00 Atualizado em: 23/02/2015 18:12

Alimentação saudável e mudança de hábitos são os principais temas a serem tratados na oficina. Foto: Victor Fontes/ Divulgação
Alimentação saudável e mudança de hábitos são os principais temas a serem tratados na oficina. Foto: Victor Fontes/ Divulgação
A chef pernambucana Vânia Carvalho ministra, pela primeira vez no Recife, a Oficina de Alimentação Viva. O objeto é levar para as pessoas interessadas em mudar seus hábitos alimentares, receitas inovadores feitas exclusivamente com ingredientes crus e tirados da terra. O principal objetivo da oficina, de acordo com a chef, é ensinar como é feito o famoso suco da luz do sol, com sementes germinadas, cuja função principal é o combate ao câncer.

“Vamos detalhar a melhor maneira de preparar o suco. Já adianto que, entre as principais regras, o ideal é que a pessoa doente faça o próprio suco. As mãos da pessoa ajudam o corpo a entender quais os nutrientes que o organismo dela está precisando para se recuperar ou, até mesmo, para se nutrir de forma eficaz. E isso realmente funciona”, defende Vânia.

Todas as experiências da chef foram adquiridas quando decidiu sair de Pernambuco para estudar, com mais profundidade, o assunto no Rio de Janeiro. Lá, ela recebe orientações da professora e designer do alimento vivo, Ana Branco, que desenvolveu as técnicas depois de criar receitas para ajudar na cura da irmã, que teve câncer no pâncreas.

“Depois de desenvolver e comprovar técnicas através dos meus estudos, trago a oficina a Pernambuco. Meu foco é mostrar que as pessoas podem se alimentar de maneira saudável e de forma simples”, detalha a chef, que já ministrou palestra e oficina em Porto de Galinhas, no litoral sul.

Ela afirma, ainda, que a forma como os alimentos são escolhidos e distribuídos no prato influencia no modo como são absorvidos pelo corpo. “Para que o organismo absorva de forma correta o que estamos comendo, é necessário que haja um encantamento. Independentemente do que estamos comendo, é imprescindível que tenha sabor e beleza. E tudo isso será detalhado durante a oficina", conclui Vânia.

Confira programação para os dois dias:
Chef Vânia Carvalho vai ensinar com fazer suco para previnir doenças. Foto: Taiane Brito/ Divulgação
Chef Vânia Carvalho vai ensinar com fazer suco para previnir doenças. Foto: Taiane Brito/ Divulgação

Sábado (28/02)

09h – Germinação de sementes
09h30 – Suco da Luz do sol
10h30 – Preparação do alimento vivo
12h – Desenho com o alimento
14h – Degustação de doces vivos
14h30 – Encerramento
15h – Filme La belle Verte

Domingo (1º de março)

14h – Pão dos essênios
15h – Pizza viva
16h – Tortas e doces vivos
17h30 – Agradecimentos e compostagem
18h – Apresentação de fotos
18h30 - Encerramento

Serviço:

Oficina de alimentação viva

Onde:
Espaço Rosa dos Ventos – Rua Augusto Rodrigues, 371, Torreão
Quando:
Sábado (28/02), das 9h às 15h. Domingo (1º de março), das 14h às 18h30
Informações:
(81) 3037-2594 ou (81) 9737-1441 (Vânia Carvalho)
Valor:
R$ 120



Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco