Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia
Receita Chef Jorge Luís Costa ensina a fazer purê e coulis com banana; confira a receita A receita ainda pode ser modificada, com a troca da banana por outras frutas ou legumes

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 24/02/2015 19:30 Atualizado em: 24/02/2015 18:40

Chef ensina que a fruta pode ser usada em receitas doces e salgadas. Foto: Bruno Peres/CB/D.A Press
Chef ensina que a fruta pode ser usada em receitas doces e salgadas. Foto: Bruno Peres/CB/D.A Press
A banana é uma das frutas da estação. Um dos símbolos de nosso país tropical, o ingrediente é versátil e pode ser usado tanto em receitas salgadas e doces. O chef Jorge Luís Farias Costa, professor de gastronomia no Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), ensina a fazer purê e coulis com banana-prata.

"O purê harmoniza muito bem com carnes de caça ou peixes. Escolhi uma tilápia grelhada, por exemplo. Já o coulis da fruta serve para sobremesas, como saladas de frutas, tortas e sorvete", explica o chef, ressaltando que a banana é craque em todas as posições da cozinha. Já o coulis pode ser usado em recheios de tortas ou como cobertura de uma sobremesa.

Jorge ainda complementa que as receitas podem ser feitas com outras frutas ou legumes. "No caso do coulis mudamos apenas os temperos. Se o ingrediente pedir um acompanhamento salgado, trocamos o açúcar por sal, azeite e pimenta", exemplifica.

Receita - Coulis de banana
Ingredientes


- 2 bananas-prata
- Suco de meio limão
- 1/2 xícara de açúcar
- 150ml de água

Modo de preparo
Corte as bananas em rodelas. Regue com o suco de limão para evitar a oxidação. Processe no mix ou bata as frutas no liquidificador. Coe a massa para retirar o excesso de sementes. Junte a água e o açúcar e leve a massa ao fogo até encorpar. Retire do fogo e coloque na geladeira para esfriar.

Purê de banana

Ingredientes
- 6 bananas-prata
- 1/2 xícara de leite
- 1/2 caixa de creme de leite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de queijo ralado
- Sal a gosto

Preparo
Cozinhe as bananas com casca até que fiquem macias. Bata as frutas no liquidificador com leite. Em uma panela, derreta a manteiga, coloque o creme de banana e o sal. Apague o fogo, acrescente o creme de leite e o queijo ralado e misture.

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco