FIFA
Copa do Mundo 2030: Saiba motivo da Fifa confirmar Copa 2030 em seis países
A FIFA anunciou nesta quarta-feira (04/10) a aceitação de seis países para a edição de 100 anos da Copa do Mundo
Por: Igor Fonseca
Por: AFP
Por: AFP
Publicado em: 04/10/2023 14:00 | Atualizado em: 04/10/2023 14:42
![]() |
Divulgação/FIFA |
A FIFA confirmou, nesta quarta-feira (04/10), que a Copa do Mundo de 2030 acontecerá com 6 países sedes.
As candidaturas estavam sendo disputadas por duas aliações, ficando entre Argentina-Chile-Uruguai-Paraguai e Marrocos-Espanha-Portugal.
No fim, as confederações europeia, africana e sul-americana chegaram a um acordo para uma candidatura única, apresentada por Marrocos, Espanha e Portugal, para sediar a Copa de 2030, com três jogos na América do Sul, anunciou a Fifa.
Copa do Mundo 2030
Para o centenário de sua primeira edição no Uruguai, o Mundial ''unirá três continentes e seis países'', informou a entidade máxima do futebol, que ainda deverá avaliar critérios técnicos e anunciar oficialmente a organização do torneio no final de 2024.
Mas com a aprovação ''unânime'' desta candidatura única pelo Conselho da Fifa, o caminho parece claro para este formato intercontinental inédito, prometendo uma configuração política e logística complexa e com inúmeras questões em torno do impacto ambiental dos grandes eventos esportivos.
Onde vai ser a Copa de 2030?
Segundo a Fifa, uma ''cerimônia do centenário'' vai acontecer no estádio ''onde tudo começou'', em Montevidéu, na época em que o torneio reunia 13 seleções em uma mesma cidade anfitriã.
Na última edição, em 2022, no Catar, o Mundial teve a participação de 32 equipes e, a partir da próxima, em 2026, serão 48 seleções nos Estados Unidos, México e Canadá.
Com isso, as seleções da Argentina, Espanha, Marrocos, Paraguai, Portugal e Uruguai, que sediarão o torneio, já têm classificação garantida para a Copa de 2030.
Por outro lado, Montevidéu, Assunção e Buenos Aires receberão um jogo cada na Copa de 2030, com os três organizadores principais (Espanha, Portugal e Marrocos) recebendo a maioria das partidas.
Clique aqui para seguir o canal do Diario de Pernambuco no WhatsApp e receber as principais notícias do dia diretamente no seu celular.
Estádios da Copa de 2030
Segundo informações do site espanhol Relevo, serão 10 estádios na Espanha, quatro no Marrocos, três em Portugal e um em cada país da Argentina, Uruguai e Paraguai.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS