Acervo
ENSINO BÁSICO
Estudo afirma que metade dos alunos do 4º ano no Brasil não sabe tabuada
Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência aponta que crianças de 9 anos têm dificuldade em contas como ''200 - 150''
Publicado: 04/12/2024 às 08:23

No Brasil, 51% das crianças do 4º ano do ensino fundamental não dominam habilidades básicas de matemática/Crédito: Agência Brasil

Os resultados do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência (Timss, em inglês), divulgados nesta quarta-feira (4/12) pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA), apontam que, no Brasil, 51% das crianças do 4º ano do ensino fundamental não dominam habilidades básicas de matemática, como fazer tabuada, interpretar gráficos simples ou somar e subtrair números de três algarismos (200 – 150 ou 300 %2b 120, por exemplo). Elas sequer alcançam o nível de conhecimento considerado “baixo”.
Na escala do Timss, a média do Brasil em matemática, entre os alunos de 9 anos, foi de 400 pontos, à frente apenas de três dos 64 países participantes: Marrocos, Kuwait e África do Sul. Em comparação ao resultado geral das demais nações nessa etapa (503 pontos), é como se estivéssemos três anos escolares atrás delas.
As provas são aplicadas a cada quatro anos, desde 1995 — mas esta é a primeira participação brasileira no exame.
Confira a matéria completa no Metrópoles.