Diario de Pernambuco
Busca

EDUCAÇÃO

Projeto pedagógico do Salesiano Recife transforma alunos da Educação Infantil em protagonistas

Escola ainda proporciona no horário integral: banca de estudos, horta e feirinha orgânica, educação nutricional, inicialização musical e psicomotricidade

Publicado em: 18/01/2024 15:03 | Atualizado em: 22/01/2024 15:59

"Nós buscamos muito a formação do cidadão", diz Mônica Saraiva, coordenadora do infantil do Salesiano Recife (Foto: Divulgação)
"Nós buscamos muito a formação do cidadão", diz Mônica Saraiva, coordenadora do infantil do Salesiano Recife (Foto: Divulgação)
 
Com o compromisso em dar continuidade ao legado de tradição, com plano de excelência acadêmica, valorizando a aprendizagem e os valores da Rede Salesiana Brasil de Escolas, o projeto pedagógico do Salesiano Sagrado Coração transforma os alunos em protagonistas desde o início da vida escolar, na Educação Infantil, com crianças de 1 ano até os cinco anos de idade, com a finalidade de promover o seu desenvolvimento integral, considerando suas necessidades, características e potencialidades, intelectuais, físicas, emocionais e culturais a partir dos diversos projetos pedagógicos desenvolvidos no decorrer do ano letivo. A escola ainda  proporciona no horário integral: banca de estudos, horta e feirinha orgânica, educação nutricional, inicialização musical e psicomotricidade. 
 
 
 
Para a coordenadora da Educação Infantil da instituição, Mônica Saraiva, o diferencial do Salesiano é o compromisso em assegurar os direitos das crianças e o atendimento personalizado para cada familiar, onde os professores e coordenadores mantêm reuniões sistemáticas com pais e responsáveis. "Outro ponto é o projeto educativo da escola, que visa proporcionar uma formação integral, abrangendo não apenas o aspecto acadêmico, mas também o desenvolvimento pessoal, social e espiritual das crianças, inspirados no pensamento de São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana. Durante todo o ano letivo, o Salesiano Recife oferece até nove projetos onde os alunos são protagonistas do próprio aprendizado, colaborando para o seu desenvolvimento integral. 
 
 
 
Com uma abordagem socioconstrutivista, o colégio segue as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), utilizada em todo o país desde de 2017, que possui uma concepção que vincula educar e cuidar. O objetivo é ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades das crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens de maneira complementar a educação familiar. Baseado nas práticas pedagógicas e as competências gerais de educação básica da BNCC, garantindo os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil garantem as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em diversas situações no ambiente escolar e social. São elas: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e autoconhecimento.
 
 
 
A coordenadora do integral, Marta Rocha, acredita que a tradição também é um destaque do colégio. “É uma escola de pai para filho. Vemos muito isso aqui: os alunos que estudam aqui geralmente são filhos ou netos de pessoas que já estudaram aqui. Mais de 90% dos estudantes que entram no infantil permanecem na instituição até o ensino médio”, explica. 
 
O Salesiano Recife, possibilita um horário integral com diversos tipos de atividades dentro e fora das salas de aula de uma maneira mais leve e descontraída. No turno da tarde, são promovidas atividades elaboradas de acordo com os conteúdos e disciplinas para a realização de avaliações pontuais; a promoção da prática de hábitos nutricionais saudáveis com uma horta própria, que proporciona situações de aprendizagens reais e diversificadas, e a feirinha orgânica, onde as famílias são convidadas a participar da feira e os alunos se envolvem na comercialização e entrega dos produtos a cada colheita; o despertar para o gosto musical de forma lúdica, contribuindo e apropriando a linguagem oral e escrita; além da psicomotricidade, melhorando a coordenação motora, equilíbrio e o ritmo. 

 
“Nós buscamos muito a formação do cidadão. Como diz Dom Bosco: bons cristãos, honestos cidadãos”, diz Marta Rocha, coordenadora do integral. “Esse olhar à frente, na formação dos alunos, é muito sólido aqui na escola. O trabalho que estamos fazendo atualmente é garantir um futuro melhor, porque, eles são o nosso futuro. Queremos garantir que vamos ter pessoas mais conscientes. Esse é o nosso sonho”, finaliza Mônica Saraiva, coordenadora do infantil do Salesiano Recife. 
 
As matrículas continuam abertas para o ano letivo de 2024. As informações estão disponíveis através do whatsapp (81) 9.9996-0723 ou do site https://www.salesianorecife.com.br

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL