EDUCAÇÃO
Novo Ensino Médio do Salesiano amplia conhecimentos de estudantes e conquista resultados fora do ambiente escolar
Com o compromisso em dar continuidade ao legado de tradição, o novo Ensino Médio do Colégio Salesiano Sagrado Coração Recife já está recebendo resultados de uma educação disruptiva dentro e fora do ambiente escolar
Publicado em: 07/11/2023 10:10 | Atualizado em: 08/11/2023 07:38
Os estudantes do novo Ensino Médio do Salesiano são exemplos de como a abordagem a partir dos itinerários formativos transformam os alunos em protagonistas dentro do ambiente escolar (Foto: Ruan Pablo/DP) |
Em vigor em todo o país desde o início de 2022, a estrutura do Ensino Médio ampliou o tempo mínimo do estudante no ambiente escolar de 800 horas para 1000 horas, com um currículo flexível, contemplando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e ofertando diferentes possibilidades aos alunos através dos itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. Com o compromisso em dar continuidade ao legado de tradição, com plano de excelência acadêmica, valorizando a aprendizagem acadêmica e os valores da Rede Salesiana Brasil de Escolas, o novo Ensino Médio do Colégio Salesiano Sagrado Coração Recife já está recebendo resultados de uma educação disruptiva dentro e fora do ambiente escolar e na vida pessoal de cada estudante e seus familiares.
Os estudantes do novo Ensino Médio do Salesiano são exemplos de como a abordagem a partir dos itinerários formativos transformam os alunos em protagonistas dentro do ambiente escolar. Na instituição, são oferecidas ao total 16 itinerários formativos, que foram criados através de uma demanda dos próprios alunos antes de entrar no ensino médio. São eles: Gestão Financeira, Arte e Literatura regional, Cinematografia, Práticas Laboratoriais, Investimentos e tratamento da informação com uso de planilha, Educomunicação, Geopolítica Mundial, Projeto Maker: hackeando hábitos, para a turma da 1ª série do Ensino Médio; Matemática e economia, Variantes linguísticas e identidade cultural, Sabores e sabores: gastronomia sustentável para o século XXI, Química medicinal: a química das plantas medicinais e os sabores tradicionais, Matemática e Economia II, Educomunicação: trabalhando a obra de Gilberto Freyre, Movimentos Sociais na era digital e Projeto Maker: Consum, Logo Existo, para as turmas da 2ª série do Ensino Médio.
Foto: Ruan Pablo/DP |
Desde o ingresso no Ensino Médio, em 2022, os alunos da 2ª série, Miguel Andrade e Nathália Cabral, escolheram itinerários formativos com objetivo de acrescentar uma formação direcionada e especializada em seus currículos acadêmicos, mas que também pudessem ser utilizados no dia a dia fora do ambiente educacional. Para Miguel, membro de uma família que já possui interesse em investimento em e segurança financeira, a escolha sempre esteve direcionada para as classes de gestão financeira, investimentos, matemática e economia. Já para Nathalia, as aulas voltadas para educomunicação foram perfeitas para o desenvolvimento da sua habilidade em se comunicar com outras pessoas e a superação da timidez.
Em uma atividade supervisionada pelo coordenador pedagógico do Salesiano, Caike Andrade, pelo professor de Matemática e suas tecnologias, Maurício Saraiva, e pela professora de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Crislainy Silva, os dois adolescentes colocaram em prática os aprendizados dos seus itinerários formativos em uma conversa descontraída e educativa. Com as perguntas formuladas pela estudante de educomunicação, em um formato de entrevista, Miguel Melo contou sobre a importância dos itinerários formativos em sua vida e como ele já está recebendo um retorno fora da escola com o aprendizado dentro da sala de aula.
Foto: Ruan Pablo/DP |
“Por conta das aulas de Maurício, venho colecionando novos hábitos desde o ano passado. Esses hábitos possuem uma grande influência na administração do meu tempo. Passei a gastar algumas horas para estudar e entender gráficos de empresas, ações, imposto de renda e organização financeira, não só para mim, mas também para a minha família toda”, explica. “A minha prioridade mudou a partir do momento que passei a repensar gastos abusivos do passado, já que comecei a pensar no meu dinheiro a longo prazo. Agora, o valor que era utilizado para comprar besteiras e jogos está sendo revertido em investimentos em ações da bolsa de valores desde o início de agosto, com o auxílio dos professores e meus familiares”. Miguel, que pretende estudar Engenharia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), acredita que o conhecimento específico em economia e investimentos será essencial para a sua carreira profissional.
Após a conversa, Nathalia Cabral reforçou a importância do itinerário formativo de Educomunicação na sua formação e na sua vida pessoal de uma forma descontraída e divertida. “No itinerário, aprendemos sobre a teoria aplicando elas na prática. Para quem gosta de comunicação como eu, é muito bom aprender sobre, por exemplo, tipos de gêneros textuais trabalhando eles na prática”, conta. “Sempre fui muito tímida, desde criança, e estou percebendo que o estudo em comunicação está me ajudando a me soltar e a me tornar uma pessoa mais crítica. Agora eu tenho um repertório maior para entrar em um debate e me expressar melhor”.
Para o professor Maurício Saraiva, a aplicação da BNCC no novo Ensino Médio da instituição já apresenta resultados fora da sala de aula e da escola porque o Salesiano apresenta perspectivas diferenciadas e inovadoras em cada itinerário formativo oferecido aos estudantes. “Esse formato que o Salesiano usa, com uma dinâmica diferente da sala de aula tradicional, é o que faz a diferença. Conseguimos levar esse aluno para discutir questões do cotidiano da população de uma forma diferente, onde ele é protagonista e tem uma imersão nesses contextos para construir os conhecimentos e habilidades necessárias para caminhar na vida dele em paralelo a essas questões”, finaliza.
O Salesiano Recife já está com as matrículas abertas para 2024. Às informações estão disponíveis através do número (81) 99996-0723 ou do site https://www.salesianorecife.com.br/.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS