° / °

Acervo
ENEM

Dicas para o Enem 2023: veja as recomendações de quem tirou nota mil na redação

Para alcançar uma nota máxima neste tipo de avaliação, é preciso que as exigências do Inep sejam seguidas à risca

Publicado: 01/11/2023 às 12:51

Primeiro dia de prova do Enem 2023 acontecerá no próximo domingo (05)/Foto: Divulgação/MEC

Primeiro dia de prova do Enem 2023 acontecerá no próximo domingo (05)/Foto: Divulgação/MEC

No próximo domingo (05), em todo o Brasil, acontecerá o primeiro dia de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023

Além de enfrentarem questões que se referem às matérias de Ciências Humanas e Linguagens, os estudantes precisarão escrever uma redação dissertativa-argumentativa de até 30 linhas sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. 

Para alcançar uma nota máxima neste tipo de avaliação, é preciso que as exigências do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sejam seguidas à risca, o que não é uma missão fácil, mas pode ser cumprida. 

No ano passado, os candidatos Ana Alice Azevedo, de Niterói (RJ), e Luiz Santos, de Manaus (AM), obtiveram a tão sonhada nota mil no Enem e, neste ano, dão dicas para aqueles que desejam atingir o mesmo resultado. 

Segundo Luiz, que é atualmente aluno de engenharia da computação na Universidade de São Paulo (USP), conhecer e seguir as regras do exame foi um dos fatores que fez com que ele tirasse boa nota. “Acredito que meu texto tenha seguido todos os requisitos que o Inep cobra para a redação atingir a nota mil. Ter, no mínimo, duas propostas de intervenção, bem colocadas, bem desenvolvidas, explicando como vai fazer, quem vai fazer, por meio do que e com qual objetivo. Dois parágrafos de desenvolvimento, com repertório sociocultural, bem escritos e com introdução sucinta. Acredito que esse conjunto de coisas foi o diferencial da redação”, diz o estudante.

Sua redação está presente na Cartilha do Participante do Inep, um documento disponibilizado para quem vai fazer o Enem 2023 e que traz orientações específicas para a prova da redação.

Já Ana Alice Azevedo, conta que escrevia uma redação por semana para se preparar para a prova. “O diferencial foi a prática constante. Como eu fazia muita redação, já sabia na hora como fazer. O tema não foi uma surpresa muito grande, já tinha feito uma redação com tema parecido [durante os estudos], sabia como prosseguir”, diz.

Além disso, ela afirma que o domínio da língua portuguesa é essencial para a construção de um bom texto. Além da própria prática constante, leituras e buscas por referências, tanto na literatura, quanto no cinema e na legislação, podem ajudar nisto, garante. “A prática regular ajuda a ter a estrutura consolidada e regras que a  redação exige consolidadas. Além disso, a bagagem cultural, o repertório para usar no texto, acaba diferenciando a redação. Ler muitos livros e estar atualizado sobre as notícias”. Hoje em dia, Ana Alice cursa medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF).

As notas do Enem 2023 podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de vagas em instituições estrangeiras que têm convênio com o Inep. 

* Com informações da Agência Brasil
Mais de Acervo