Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Economia

Programa Garanhuns Solar terá investimento de R$ 420 milhões em energia limpa e geração de dois mil empregos

Recurso será destinado ao Complexo Colinas, composto por três usinas solares no município


Garanhuns deu um passo para se tornar referência no setor energético em Pernambuco. Durante solenidade na sede da Prefeitura, nesta segunda-feira (27), foi assinado o Projeto de Lei de criação do Programa Garanhuns Solar, uma iniciativa para estimular o uso, desenvolvimento e expansão da geração de energia solar fotovoltaica no município. 

Na ocasião, foi apresentado o investimento de mais de R$ 420 milhões no Complexo Colinas, a segunda etapa da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e as empresas Kroma Energia e Elétron Energy e com previsão para iniciar operação em junho de 2026. 

A solenidade contou com a presença do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino; do CEO da Kroma Energia, Rodrigo Mello; do diretor comercial da Elétron Energy, João Henrique Lins; além do deputado federal Felipe Carreras, do deputado estadual Cayo Albino, de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entre outras autoridades. 

“O Programa Garanhuns Solar representa um marco para o desenvolvimento sustentável e econômico da cidade. A crescente demanda por fontes de energia limpa e renovável abre caminho para que nos tornemos um polo regional de inovação e tecnologia no setor energético, atraindo grandes empresas e seus investimentos”, afirma o prefeito Silvaldo Albino.

O investimento trará impactos para a economia local da cidade. Estima-se a criação de aproximadamente dois mil empregos, sendo 800 diretos e 1.200 indiretos, com oportunidades como a capacitação de mão de obra especializada e atividades ligadas à engenharia, instalação e manutenção de sistemas solares.

“Essa parceria é um exemplo de como a sinergia entre empresas e governos pode alavancar projetos estruturantes, com benefícios diretos para a comunidade e o meio ambiente. Estamos orgulhosos de contar com o apoio da Prefeitura de Garanhuns em um momento tão importante para o Complexo Colinas”, destaca Rodrigo Mello, CEO da Kroma Energia.

O encontro foi marcado também pelo alinhamento entre as empresas e o governo municipal, que viabilizou a redução de alíquotas de impostos como o ISS, incentivando a instalação do empreendimento na cidade.

De acordo com João Henrique Lins, diretor comercial da Elétron Energy, o apoio do poder público foi fundamental para a concretização do projeto. “Essa sinergia entre governo e iniciativa privada é o que permitirá transformar Garanhuns em um polo estratégico para o setor energético”, declarou.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco