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Agricultura

Governo de Pernambuco anuncia investimentos de R$ 25 milhões para a agricultura familiar

Anúncio foi feito durante a primeira edição da FENEAF, que acontece de 12 a 15 de dezembro no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA)

Publicado em: 12/12/2024 21:10 | Atualizado em: 12/12/2024 22:02

 (Foto: Priscilla Melo/DP Foto)
Foto: Priscilla Melo/DP Foto

 

O governo de Pernambuco vai investir R$ 25 milhões para a agricultura do estado. O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra, nesta quinta-feira (12), durante a I Feira de Negócios da Agricultura Familiar (FENEAF), no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife. 


Na ocasião, a governadora Raquel Lyra assinou duas Ordens de Serviço, a primeira, com o investimento no valor de R$ 7 milhões, foi referente à entrega de 512 toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo, que serão distribuídos pelo estado. Em seguida, foi assinada a Ordem de Serviço para a contratação da empresa que fará a aração de terra com R$ 18 milhões em recursos. A gestora também apresentou os 31 tratores que serão entregues aos agricultores, em um programa do governo que será anunciado em breve.


Após as assinaturas, Raquel Lyra destacou que o investimento chega para fortalecer o setor de Agropecuária, que foi responsável por impulsionar o crescimento do PIB de 4,9% do estado no último trimestre. “A agricultura familiar é responsável por trazer à mesa do pernambucano 70% de todo alimento que é consumido e a gente quer fortalecer esse trabalho. Viemos fazendo isso desde o primeiro dia do nosso governo, distribuindo títulos de propriedade e agora a gente tem o fortalecimento com a distribuição de sementes, no tempo certo, depois de cinco anos”, disse. 


Ainda de acordo com ela, essa distribuição será realizada durante os próximos meses. ”Agora a gente já começa a distribuir no sertão, em fevereiro a gente distribui no Agreste e na Zona da Mata, e também as horas-máquinas tão sonhadas, porque não adianta nada a gente entregar a semente, se eles não têm as máquinas para poder arar a terra. Além disso, outros equipamentos que ajudam no dia a dia na agricultura familiar”, afirma a governadora. 


Iniciativa do Governo de Pernambuco, a FENEAF, que reúne cerca de 300 agricultores, é uma versão renovada e ampliada da feira de agricultura realizada no ano passado no IPA.

Em seu discurso, a presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Ellen Viégas, agradeceu a participação dos agricultores na feira. “Essa primeira feira de negócios da Agricultura Familiar de Pernambuco veio para ficar, porque nós percebemos que, no ano passado, vocês não vieram aqui só para vender produto, vieram para fechar negócio. Essa feira está inserida no Circuito Nordestino das Feiras de Agricultura Familiar, criado pela Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste”, destacou 


 (Foto: Priscilla Melo/DP Foto)
Foto: Priscilla Melo/DP Foto

 

“Para produzir, a dificuldade é sempre água porque a região é muito seca. Eu sou natural de Cumaru, mas a gente tem um sítio pequeno em Riacho das Almas, em uma área melhor e lá a gente tem até um pouco de água que dá para produzir”, aponta o agricultor José. O casal participou do evento com o apoio do transporte da Secretaria de Agricultura da cidade. 


Focada na produção e venda de queijos em Petrolina, desde 2012, a empresa Coopontal, representada pelo diretor-presidente da empresa, Geraldo Maia, e pela vendedora Ana Paula dos Santos, também marca presença na feira. Geraldo conta que o diferencial da cooperativa é a marca de queijos Capril do Vale, produzido com condimentos como a Alfazema e umburana.

 

Geraldo Maia e Ana Paula dos Santos fazem parte da empresa Coopontal, que atuam na ovinocaprinocultura e horticultura em Petrolina-PE. (Foto: Priscilla Melo/DP Foto)
Geraldo Maia e Ana Paula dos Santos fazem parte da empresa Coopontal, que atuam na ovinocaprinocultura e horticultura em Petrolina-PE. (Foto: Priscilla Melo/DP Foto)

 

“A questão da aceitação do público é um dos desafios da nossa rotina, porque é um produto novo e diferenciado e as pessoas não conhecem, então é preciso fazer degustação. A maior aceitação está sendo nas feiras, onde as pessoas podem provar e conhecer as várias opções de codimentos”, afirma o diretor da Coopontal.


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