Economia
Mercado Livre aquece a Black Friday com 100 milhões de envios no Brasil, em novembro
Com 16 centros de distribuição pelo Brasil, incluindo Pernambuco, empresa pretende continuar regionalizando a operação no país
Por: Thatiany Lucena
Publicado em: 28/11/2024 21:04 | Atualizado em: 29/11/2024 16:26
![]() |
Centro de Distribuição do Mercado Livre em Pernambuco, localizado no Cabo de Santo Agostinho, Região metropolitana do Recife (Foto: Rafael Vieira/DP ) |
Com o registro de 100 milhões de envios, apenas no mês de novembro, o Mercado Livre segue apostando na agilidade da entrega dos produtos nas diversas regiões do país. Para isso, a empresa argentina aposta na regionalização dos centros de distribuição no Brasil. Além da unidade em Pernambuco, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, inaugurada em agosto deste ano, a empresa conta com mais 15 CDs no Brasil. Em 2025, a expectativa deles é instalar mais cinco centros no país.
De acordo com o Diretor de Estratégia de Marca do Mercado Livre no Brasil, Iuri Maia, toda essa estrutura é responsável pela agilidade da entrega e pelo aumento do número de clientes no país. “Trazendo essa magnitude do que a gente tem de operação logística em todo o Brasil em todos os tipos de compra. Em relação aos produtos, além do consumo eletrônicos, itens de supermercado e moda vem crescendo muito”, disse Iuri.
Ele destaca ainda que 80% dos produtos comprados pelos consumidores entre os dias 28 e 29 de novembro, dias mais movimentados da Black Friday, serão entregues até a próxima segunda-feira (02).
Ele destaca ainda que 80% dos produtos comprados pelos consumidores entre os dias 28 e 29 de novembro, dias mais movimentados da Black Friday, serão entregues até a próxima segunda-feira (02).
Pesquisa Panorama do Consumo na Black Friday 2024
Uma pesquisa realizada de 1 a 15 de outubro pelo Mercado Livre revelou o crescimento em 5% do desejo das pessoas de comprar na Black Friday, em comparação ao ano passado. De acordo com o “Panorama do Consumo na Black Friday 2024”, 87% dos pernambucanos pretendem comprar na Black Friday, tendo o cartão de crédito e o parcelamento em até 6 vezes como preferência no pagamento.
Essa parcela do levantamento representa 2 pontos percentuais acima da média nacional (85%). Entre os itens mais desejados no país, 84% das pessoas pretendem comprar itens de moda, 75% irão comprar itens de beleza e 58% pretendem comprar itens de Supermercado.
Crescimento de usuários
A empresa fechou o terceiro trimestre com mais de 61 milhões de usuários. “No mesmo período do ano passado, o Mercado Livre registrou um crescimento de 20%. Com certeza, essa expansão que a gente teve desde o início do ano até agora, e o CD de Pernambuco sendo um deles, acaba trazendo justamente esse crescimento”, apontou Iuri.
![]() |
Diretor de Estratégia de Marca do Mercado Livre no Brasil, Iuri Maia (Foto: Rafael Vieira/DP ) |
Até o próximo ano, a empresa argentina pretende duplicar o número de centros de distribuição no País, com 63% já em operação fora do eixo Rio e São Paulo. Como reflexo dessa expansão, a varejista online fechou o terceiro trimestre de 2024 com mais de 61 milhões de usuários, registrando um crescimento de 20% no número de consumidores.
Operando em Pernambuco desde agosto de 2024, o Centro de Distribuição do Mercado Livre, localizado no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana, além de atender o Grande Recife, também entrega nos estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
“Dependendo do produto, a gente acaba tendo uma capilaridade de entrega também para outras regiões do Nordeste, como o Maranhão e Piauí”, afirma Iuri Maia. Apesar de apontar o impacto do CD pernambucano para a região, o Mercado Livre não abriu dados regionais.
Centros de distribuição
O Mercado Livre começou 2024 com 10 centros de distribuição no país e irá finalizar o ano com 16 CDs, sendo três novos localizados em São Paulo, e uma unidade nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Até 2025, o Mercado Livre pretende expandir o número para 21 centros de distribuições.
Ainda de acordo com Iuri Maia, a operação logística do Mercado Livre no Brasil contribui para que ele tenha a entrega considerada a mais rápida do Brasil. Além da operação logística de caminhões e vans, a empresa também irá expandir o número de aviões de sete para nove, até o próximo ano, em parceria com a Gol Log. “Todo esse planejamento logístico ajuda faz com que a gente consiga trazer agilidade para o processo. Hoje quando falamos de decisão de compra, o envio acaba sendo um fator muito importante para a pessoa escolher onde vai fazer a compra”, disse.
Iuri explica ainda que o plano de expansão da operação da empresa no país tem como objetivo aumentar a velocidade da entrega nas diferentes regiões. “O plano da expansão da capilaridade, não só de entrega, porque a gente já entregava para vários lugares do Brasil, mas ter esse envio rápido, o envio no mesmo dia e em 24h. A gente tem um plano de regionalização que faz com que isso traga mais benefício para o consumidor”, ressalta.
Ainda de acordo com ele, em nível nacional, o Mercado Livre aumentou em 50% os investimentos em marketing para a Black Friday 2024 em comparação ao ano anterior. Dentro desse crescimento nacional, Pernambuco foi uma das principais prioridades, com um aumento de 90% no investimento destinado exclusivamente ao estado. Esse destaque reflete a estratégia da empresa de reforçar sua presença e atratividade no mercado pernambucano.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS