Desenvolvimento

Fecomércio Pernambuco lança Agenda Institucional do Sistema Comércio e Agenda Estadual do Comércio 2024

Evento reuniu parlamentares e autoridades na Casa do Comércio, em Santo Amaro, no Recife

Publicado em: 22/04/2024 14:12 | Atualizado em: 22/04/2024 20:08

As agendas mapeiam as principais demandas dos setores para o ano (Crédito: Marina Torres /DP)
As agendas mapeiam as principais demandas dos setores para o ano (Crédito: Marina Torres /DP)
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) realizou nesta segunda-feira (22), o lançamento e entrega da Agenda Institucional do Sistema Comércio 2024 e a da Agenda Estadual do Comércio de Bens, Serviços e Turismo 2024. As agendas mapeiam as principais demandas dos setores para o ano. O evento, que reuniu parlamentares e autoridades, aconteceu na Casa do Comércio, o bairro de Santo Amaro, no Recife.
 
A Agenda Institucional do Sistema Comércio 2024 foi entregue no último mês de março ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, durante cerimônia em Brasília. O documento foi apresentado a ministros, lideranças do Executivo e a aproximadamente 150 parlamentares, incluindo deputados federais e senadores. 
 
Para o Estado, a Fecomércio Pernambuco defende a restauração de centros comerciais, incentivando os empresários do comércio de bens, serviços e turismo locais. Além disso, propõe ações de revitalização e aumento da segurança e incentivo à moradia nos bairros do entorno. Sobre infraestrutura, o sistema aponta a necessidade de ampliação dos investimentos em saneamento básico. Já em relação à Política Tributária Estadual, a instituição reconhece a necessidade da manutenção das fontes de arrecadação e os impactos negativos que a alta carga tributária pode ter sobre o consumo. A proposta é uma política de redução gradual do ICMS ao longo do tempo, de acordo com o nível de arrecadação dos estados. 
 
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto, ressaltou a importância da colaboração entre os setores público e privado para impulsionar o setor socioeconômico no país. "Na agenda, existe uma espécie de índice sobre o que pode influenciar o sistema do comércio de todo o país e isso ajuda muito na elaboração de políticas públicas. Hoje em dia, o setor público não vive sozinho e o setor privado não vive sem o setor público. Essa parceria só faz desenvolver todo o país com investimento e criação de empregos", disse.
 
Ainda em seu discurso, Bernardo Peixoto destacou a potência do setor do turismo a nível mundial. "A gente tem conhecimento que em um futuro bem próximo, 25 % de todos os empregos do mundo vão estar relacionados com o turismo. Hoje, nós já estamos capacitando o nosso povo para o turismo, inclusive as cidades. Com isso, nós estamos com o projeto DEL (Desenvolvimento Econômico Local), onde preparamos as cidades para receber o turista", afirmou. 
 
O senador Fernando Dueire (MDB), recebeu das mãos do presidente da Fecomércio a Agenda Institucional do Sistema Comércio 2024 e reforçou a importância do trabalho de desenvolvimento de mão de obra para os setores. "Nós estamos sempre em diálogo, tanto com a representação do Fecomércio em Pernambuco, quanto com a Confederação do Comércio em Brasília. Sempre temos uma profunda admiração pelo trabalho que é desenvolvido, porque ele é feito em função da formação do desenvolvimento econômico e da criação de mão de obra própria para setores como turismo e também no comércio", afirmou. 
 
Ainda no evento, o deputado federal Pedro Campos (PSB), destacou a questão da infraestrutura, um dos assuntos prioritários da agenda. "Não podia ter uma agenda falando de comércio, serviço e turismo que não citasse a questão da PE-60. A gente precisa ver esse projeto saindo do papel para impulsionar o setor de turismo que depende muito do nosso litoral sul", ressaltou.
 
Também participaram da solenidade de lançamento da Agenda, o secretário Executivo  de Atração de Investimentos do Estado, Maurício Laranjeira, a secretária de Desenvolvimento Econômico Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Florêncio e os deputados federais, Fernando Monteiro (PP), Pedro Campos (PSB) e Pastor Eurico (PL-PE).
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL