° / °

Acervo
OBRIGAÇÃO

Relatório sobre transparência salarial deve ser apresentado até o dia 29 de fevereiro

Documento deverá ser enviado até 29 de fevereiro e objetiva apurar diferenças salariais entre homens e mulheres nos mesmos cargos e funções

Publicado: 22/01/2024 às 09:41

A empresa com mais de 100 empregados que não enviar os relatórios será multada em até 3% da folha/Crédito: Pexels

A empresa com mais de 100 empregados que não enviar os relatórios será multada em até 3% da folha/Crédito: Pexels

A empresa com mais de 100 empregados que não enviar os relatórios será multada em até 3% da folha

A partir desta segunda-feira (22/1), as empresas com mais de 100 funcionários deverão preencher o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios. Disponível na área do empregador do Portal Emprega Brasil, na página do Ministério do Trabalho e Emprego, o documento deverá ser enviado até 29 de fevereiro e tem como objetivo apurar diferenças salariais entre homens e mulheres nos mesmos cargos e funções.

 

Iniciativa conjunta do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério das Mulheres, o relatório atende ao Decreto nº 11.795/2023, que regulamenta a Lei nº 14.611, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho de 2023, que estabelece a obrigatoriedade de igualdade salarial entre mulheres e homens.

 

Os relatórios semestrais de transparência terão informações adicionais sobre critérios de remuneração e ações de promoção e de contratação de mulheres nas empresas. Os dados sobre salários e ocupações de homens e de mulheres já são informados pelos empregadores no eSocial. De março e setembro de cada ano, o Ministério do Trabalho e Emprego consolidará as informações e divulgará um relatório sobre desigualdades de gênero no ambiente de trabalho.

 

Confira a reportagem completa no Metrópoles

Mais de Acervo