Diario de Pernambuco
Busca

PORTO DE SUAPE

Suape registra crescimento de 5% na movimentação de cargas no primeiro semestre; faturamento bruto ultrapassa R$ 148 milhões

Publicado em: 02/08/2023 11:35 | Atualizado em: 02/08/2023 11:41

Dados foram divulgados pelo Governo, na última terça (1) (Foto: Rafael Medeiros)
Dados foram divulgados pelo Governo, na última terça (1) (Foto: Rafael Medeiros)
O Porto de Suape encerrou o primeiro semestre de 2023 alcançando 12,1 milhões de toneladas em operações, crescimento de 5%  em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Governo de Pernambuco. O faturamento bruto do porto ultrapassou R$ 148 milhões. 

Conforme os dados divulgados, Suape registrou 768 atracações de navios entre janeiro e junho, 7% a mais em comparação aos seis primeiros meses de 2022, quando registrou 718 atracações. “O crescimento da movimentação em Suape é mais uma reafirmação da retomada da confiança do setor empresarial em Pernambuco. Tivemos números excelentes na geração de empregos e, agora, o aumento da movimentação de cargas no porto. Estamos trabalhando para atrair novos negócios, para permitir que o nosso Estado entre em uma nova economia”, observou a governadora Raquel Lyra, durante reunião no Complexo Administrativo de Suape, na Região Metropolitana do Recife, na última terça-feira (1).

Segundo o Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os granéis líquidos e gases representaram 71,1% (8.657.205 toneladas) da movimentação semestral, seguidos de cargas conteinerizadas (22,3% e 2.714.329 t), granéis sólidos (4,4% e 532.528 t) e carga geral solta (2,2% e 271.950 t). As rotas de longo curso de granéis líquidos ligam o atracadouro pernambucano a Singapura, Estados Unidos, Gana, Holanda, Turquia, Argentina e outros.

Hub de veículos
No semestre, registrou aumento de 59%, com embarque/desembarque de 42.123 unidades de marcas e fabricantes diversos. O porto é a porta de saída para os carros da Stellantis, produzidos na fábrica da Jeep, em Goiana, e da Fiat, em Betim (MG), tendo como destino países como Argentina e México. No setor de importação, recebe unidades da Toyota e General Motors (GM), além de realizar operação de transbordo de veículos fabricados no Uruguai e na Argentina e distribuídos para vários países do continente americano a partir de Pernambuco.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL