Clouds25° / 26° C

SUAPE

Suape realiza oficina participativa para atualização e revisão do Plano Diretor

Publicado em: 24/10/2022 22:47

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Nesta terça (25) e quarta-feira (26), o Complexo Industrial Portuário de Suape realiza a segunda oficina de planejamento participativo para revisão e atualização do Plano Diretor Suape 2030.
 
Na ocasião, que acontecerá no auditório do centro administrativo da empresa, serão apresentados os cenários para o futuro elaborados e a proposta conceitual do novo zoneamento e do masterplan do território da estatal. O plano tem o objetivo de revisitar o planejamento físico-territorial-estratégico mediante ao novo cenário econômico mundial.
 
O trabalho encontra-se na etapa de prospecção de futuro em que foram estudados os diferentes cenários temporais e alternativos para o desenvolvimento do complexo. Durante os dois dias de oficina, serão apresentadas para os principais agentes estratégicos atuantes no território (stakeholders), questões sobre gestão do patrimônio cultural e as propostas para os assentamentos habitacionais.

“A ideia é ouvir e colher as contribuições dos diferentes grupos envolvidos com os temas em questão e com o processo de desenvolvimento e gestão de Suape, validando as diretrizes e proposições então elaboradas e apresentadas para a revisão do zoneamento”, explica o coordenador de Planejamento e Urbanismo da estatal, Roberto Salomão.

Os stakeholders identificados para participar da oficina são os representantes do empresariado/setor de negócios, instituições atuantes no território, representações da sociedade civil e da administração pública (municipal, estadual e federal).
 
Cenários

O Plano Diretor Suape 2030 foi elaborado em 2011, após o complexo registrar o período de maior progresso dos seus quase 44 anos de existência. Na ocasião, o governo estadual havia anunciado aportes em investimentos da ordem de R$ 710 milhões. Esse volume era superior aos cerca de R$ 643 milhões já empregados desde a criação de Suape. Foram elaborados três cenários de curto, médio e longo prazos de referência para orientar a visão de futuro do complexo com metas e objetivos até 2030.
Tags: plano diretor | suape |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua