Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

SUSTENTABILIDADE

Presidente do BC critica criação de imposto sobre emissão de carbono

Publicado em: 18/05/2022 12:04

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
Durante o Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização & Investimentos Verdes, que acontece nesta quarta-feira (18/5) e vai até sexta-feira (20), no Rio de Janeiro, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, criticou o imposto sobre a emissão de carbono.

"Escuto muito falar no imposto de carbono, em alguns casos parece justificável, mas nós acreditamos que o preço de mercado é sempre o melhor alocador de recursos na economia", declarou.

Ele anunciou que pretende fazer grupo com intuito de criar regras para que o mercado de carbono se desenvolva.

"Queremos fazer um grupo para pensar quais serão as regras que vamos desenhar para que o mercado de carbono se desenvolva", disse. Segundo o presidente do BC, a transição para a economia verde não é mais só um tema de energia, mas de fluxos de investimento no mundo.

De acordo com Campos Neto, também, vários governos estão fazendo medidas isoladas, com pouca coordenação e pouca lógica de mercado. "Acho que, ao mesmo tempo, precisamos produzir segurança alimentar e energética com menos carbono. A saída é organização com mercado, com preço e alocação de recursos eficiente", afirmou.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Toalhas de Lula e Bolsonaro movimentam o comércio e dão o tom das eleições
Desemprego cai a 9,8% entre março e maio no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado federal Daniel Coelho e com a Dra. Magda Maruza
Registro de armas dispara no Brasil durante governo Bolsonaro
Grupo Diario de Pernambuco