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Aeroporto do Recife é o 3° do país em atrasos e cancelamentos de voos em 2021

Publicado: 07/02/2022 às 16:31

Levantamento da AirHelp mostra que quase 1 milhão de passageiros foram afetados por atrasos e cancelamentos de voos no aeroporto paulista/Setur/Divulgação

Levantamento da AirHelp mostra que quase 1 milhão de passageiros foram afetados por atrasos e cancelamentos de voos no aeroporto paulista/Setur/Divulgação

Uma pesquisa realizada pela AirHelp, líder mundial na defesa dos direitos dos passageiros de companhias aéreas, apontou o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre como 3° do país no total de atrasos e cancelamentos de voos em 2021. Atrás apenas do Aeroporto Internacional de Guarulhos e do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), o Aeroporto Internacional de Recife afetou 317.270 passageiros com os imprevistos. 
Além do terminal pernambucano, apenas outro aeroporto do Nordeste aparece na lista. Com 145.686 atrasos e cancelamentos, o Aeroporto de Salvador, na Bahia, ficou em 10° lugar no ranking. De acordo com a AirHelp, cerca de 4,4 milhões de passageiros podem ter direito a pleitear indenização das companhias aéreas por atrasos e cancelamentos ocorridos em 2021 no país. Além de voos cancelados, atrasos de mais de quatro horas também são motivo de indenização.

Entre as condições necessárias para reivindicar uma indenização, é preciso comprovar que o atraso ou cancelamento realmente causou sofrimento, estresse ou lesão ao usuário. Acontecimentos como faltar a uma consulta médica importante, cancelamento de contrato, demissão, afastamento de um acontecimento de grande relevância emocional, são situações que podem dar lugar a um pedido de indenização perante a companhia aérea. Se o passageiro já sofreu os chamados "danos morais" e pode prová-los, ele tem boas chances de obter uma indenização financeira de até R$ 5.000 por pessoa.

O passageiro tem mais chance de obter uma compensação financeira se a companhia aérea for a responsável direta pela interrupção do voo, por problemas técnicos ou falta de tripulação, por exemplo. A interrupção do serviço devido a condições climáticas extremas pode ser usada como justificativa e aceita pelos tribunais, como estando fora do controle da companhia aérea. No entanto, nesta situação, os passageiros continuam a ter direito ao serviço e à informação.

“O conjunto de direitos dos passageiros aéreos que temos no Brasil é orientado para o cliente e oferece aos passageiros aéreos uma grande consideração, especificando exatamente quais os cuidados que as companhias aéreas devem oferecer e quando em caso de problemas de voo”, diz Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.

Quem voa no Brasil está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor e pela legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que são os instrumentos jurídicos mais relevantes para o passageiro. Essas leis definem claramente as responsabilidades das companhias aéreas para com seus passageiros sempre que houver problemas de voo.

A legislação brasileira abrange voos domésticos dentro do Brasil, voos internacionais com partida ou chegada em aeroportos brasileiros, bem como voos com conexão em um aeroporto brasileiro.

Confira o ranking com o número de passageiros afetados por atrasos e cancelamentos de voos nos aeroportos brasileiros em 2021

Guarulhos (SP): 988.676
Viracopos (SP): 321.269
Recife (PE): 317.270
Santos Dummont (RJ): 304.904
Brasília (DF): 249.815
Congonhas (SP): 246.413
Confins (MG): 235.128
Porto Alegre (RS): 151.077
Galeão (RJ): 147.632
Salvador (BA): 145.686

No entanto, de acordo com um levantamento realizado pela Aena Brasil, empresa responsável por administrar o Aeroporto Internacional do Recife Guararapes - Gilberto Freyre, com base em dados registrados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a taxa de atraso no último ano foi de 4,5%. Já em voos cancelados, o total foi de 1,6%. No total, 175.693 passageiros teriam sido afetados por atrasos e cancelamentos no último ano.

Confira a nota na íntegra: 

O Aeroporto Internacional do Recife Guararapes - Gilberto Freyre, administrado pela Aena Brasil, sempre foi qualificado entre os melhores do Brasil, muitas vezes se destacando entre os mais bem avaliados do mundo, dentre aqueles de tamanho médio, classificação na qual o equipamento se enquadra internacionalmente. Por isso, causou estranhamento a informação veiculada por este veículo de que o Aeroporto do Recife estaria citado como um dos que mais apresenta atrasos e cancelamentos de voos. Os números em questão estão em desacordo com os dados registrados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Foram levantados por uma empresa que trabalha com indenização por atrasos e cancelamentos de voos e compõem um banco de dados da própria empresa, cujas informações também desconhecemos.

Ao longo de todo o ano de 2021, o Aeroporto Internacional do Recife registrou 32.806 decolagens, com um volume de 3.763.153 passageiros. Destes voos, 1.484 partiram com atraso superior a 30 minutos, correspondendo a 4,5% do total de decolagens. Foram impactados por essas operações pouco mais de 162 mil passageiros, o que corresponde a 4% do total. Considerando-se o número de cancelamentos, apesar dos problemas enfrentados no final de 2021 referentes à variante ômicron, os dados apresentados pela matéria também não refletem a realidade. Das 33.335 decolagens previstas para o último ano, 529 foram canceladas, representando 1,6%. Os passageiros afetados somaram 13.693, ou 0,36% do total. 

Os dados referentes a atrasos e cancelamentos podem ser consultados no site da Anac (https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/percentuais-de-atrasos-e-cancelamentos). Reforçamos que nenhum cancelamento foi causado por problemas diretamente relacionados à infraestrutura aeroportuária. Entre todos os atrasos, 8% estão ligados a questões operacionais do aeroporto. Os demais 92%, foram motivados por temas relativos às companhias aéreas, mau tempo, atraso no voo de origem, entre outras causas desvinculadas do equipamento do Recife.  

A qualidade do serviço prestado pelo Aeroporto Internacional do Recife Guararapes - Gilberto Freyre também foi atestada pela consultoria internacional independente Cirium, que apontou o equipamento pernambucano como o mais pontual de todas as Américas, entre os aeroportos de médio porte, no levantamento The On-Time Performance Report. A Cirium é reputada como uma das mais importantes do setor aéreo. De acordo com o relatório, o Recife foi o mais bem avaliado do país e o único brasileiro situado entre os cinco melhores do mundo.

A pontualidade dos voos é utilizada como critério de avaliação porque é um indicador que também aponta para a capacidade operacional do aeroporto, a qualidade do serviço prestado e a eficiência no atendimento aos passageiros e às companhias aéreas. A Cirium atesta que a avaliação é feita de forma independente por consultores especializados, que têm conhecimento sobre o funcionamento da aviação civil, mas não estão ligados a nenhuma empresa.
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