/Foto: Divulgação

Utilizado de forma diferente à princípio, o espelho é uma das aplicações mais antigas do vidro e que agora pode ser também utilizado como uma solução versátil para transformar o ambiente. O artifício pode ser utilizado para dar a sensação de ampliação do espaço ou embelezando-o para refletir o projeto de arquitetura do cômodo.
Como aliado dos arquitetos, o espelho foi um dos itens de maior destaque tanto na CasaCor São Paulo, como na sua edição aqui em Pernambuco com novidades da Vivix. Exemplo disso foi utilizado no espelho orgânico da Sala do Viver da arquiteta Gabriela Pontual.

A profissional escolheu desenhar uma peça com linhas mais fluidas e formato indefinido para dar mais contemporanêidade para o espaço, e ainda arrematou com uma iluminação de LED por trás da peça de madeira que recebeu o reflexo.
Outros arquitetos que escolheram o espelho orgânico para compor o ambiente foram Magno Costa e Thaíssa Tenório, do escritório Vitru Arquitetos. Os dois assinaram o Living Seco. O espelho é um dos elementos que entram para dar leveza à composição. A dupla desenhou um espelho de 2 metros por 1 metro, inspirado no formato da mesa, e o suspendeu na parede com cabos de aço.

Os arquitetos Luiz Dubeux e João Vasconcelos, do escritório Dubeux Vasconcelos Arquitetura, também criaram uma peça única para o ambiente Estar Quies Coral. O projeto tem conceito carregado em leveza, transparência e acolhimento, uma vez que “Quies” significa quietude em latim. Seu lavabo leva um espelho de 1,80 metro por 1,40 metro com acabamento fumê Vivix Spelia, escolhido para deixar o espaço mais escuro e conferir a sensação intimista e aconchegante.