Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

Imposto

IPTU do Recife pode ser pago com até 10% de desconto

Publicado em: 13/01/2021 12:43 | Atualizado em: 13/01/2021 18:24

Vencimento do pagamento é no dia 10 de fevereiro, data para quitar com desconto. (Foto: Andrea Rego Barros/PCR/Arquivo)
Vencimento do pagamento é no dia 10 de fevereiro, data para quitar com desconto. (Foto: Andrea Rego Barros/PCR/Arquivo)

Os carnês para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao exercício fiscal de 2021 já começaram a ser distribuídos pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Finanças, e a expectativa é que a arrecadação seja de cerca de R$ 515 milhões. Com vencimento para o dia 10 de fevereiro, quem está adimplente com o município poderá garantir 10% de desconto para quitar a cota única. Já quem escolher pagar com a opção de parcelamento em até 10 vezes, poderá ter desconto de 5% até o dia do vencimento. Neste ano, o IPTU do Recife teve aumento de 3,92%, correção feita com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). 
 

Em 2021, 357.240 carnês serão enviados para os contribuintes, mas também há a possibilidade de acessar o extrato do IPTU através do site da Prefeitura do Recife (http://www.recife.pe.gov.br), no banner "IPTU 2021 Emissão de Guia", no Portal de Finanças (portalfinancas.recife.pe.gov.br) ou no Conecta Recife App. Para isso, será preciso informar o número sequencial do imóvel. 

 

Os descontos ofertados são de 10% na cota única ou de 5% na parcela paga até o vencimento no pagamento feito em 10 parcelas para os contribuintes adimplentes até o dia 30 de novembro de 2020. Já os contribuintes inadimplentes na mesma data, a cota única tem desconto de 5% para o pagamento realizado até o vencimento e não há desconto para quem optar por pagar parcelado em 10 vezes. 

 

Os contribuintes recifenses indicaram 12.508 imóveis para receber desconto no IPTU de 2021, somando R$ 3.385.564,99 em créditos provenientes da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e). Esse desconto é garantido através da utilização de créditos tributários para tomadores de serviços por meio da NFS-e, quando o contribuinte pode escolher um imóvel próprio ou de terceiros, desde que não haja débitos em atraso com o município.

"A Prefeitura lembra que sempre solicitem a inclusão do CPF na Nota Fiscal de Serviços eletrônica ao contratar serviços no Recife, cujos créditos podem atingir até 50% de desconto no IPTU do imóvel indicado pelo contribuinte a cada mês de novembro. O benefício é válido para todos os tipos de prestação de serviço como academias de ginástica, escolas particulares, faculdades, cursos preparatórios para concursos e vestibulares, cursos de idiomas, lavanderias, barbearias, salões de beleza, clínicas de estética, hotéis, pousadas, oficinas mecânicas, oficinas de eletrodomésticos e computadores, clínicas, laboratórios, gráficas e  pet shops", informou a Secretaria de Finanças por meio de nota.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
De 1 a 5: como as mudanças no WhatsApp afetam sua privacidade
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 25/01
Enem 2020: professores do Colégio Núcleo comentam ao vivo as provas deste domingo
Verão inspira cuidados com a saúde e alimentação
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco