Diario de Pernambuco
Busca

Índice

IBC-Br: Pernambuco registra quarto mês consecutivo de crescimento

Publicado em: 21/10/2020 19:54 | Atualizado em: 21/10/2020 19:57

Pela primeira vez desde o início da pandemia, o parque fabril do estado registrou crescimento. (Foto: Agência Brasil/Divulgação)
Pela primeira vez desde o início da pandemia, o parque fabril do estado registrou crescimento. (Foto: Agência Brasil/Divulgação)

Pernambuco registrou o quarto mês consecutivo de crescimento, de acordo com o IBC-Br, índice do Banco Central criado para antecipar o resultado do PIB, oficialmente divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado também apresentou a maior alta do Brasil em agosto no comparativo com o mesmo mês de 2019, com alta de 0,78%.

No comparativo com julho, o aumento registrado em agosto foi de 0,19%, o que representa o quarto mês consecutivo de alta na geração de riquezas e valida a continuidade da curva positiva de recuperação econômica. Em relação ao comportamento do ano, ou seja, de janeiro a agosto, Pernambuco apresentou variação de -1,01%, sendo a melhor performance do Nordeste.

O Brasil apresentou -5,44% no acumulado do ano. Em relação aos 12 meses encerrados em agosto, Pernambuco atinge um patamar de neutralidade, com -0,03%, com tendência de alta, também se destacando como o melhor ambiente econômico do Nordeste. Já o Brasil marcou queda de -3,09 com viés de baixa ao longo dos 12 meses.

Para a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do estado, Maíra Fischer, os números confirmam o processo de consolidação da recuperação. "Agosto apresenta o quarto crescimento mensal consecutivo no IBC-Br e o maior crescimento do Brasil no comparativo com o mesmo mês de 2019. Isso tem um peso importante porque crescer na pandemia exigiu um trabalho forte e manter esse crescimento a partir de uma base positiva é ainda mais difícil", afirma.

Indústria

Pela primeira vez desde o início da pandemia, o parque fabril do estado registrou crescimento de sua produção no acumulado do ano (+0,9%), desempenho mensurado de janeiro a agosto e que põe Pernambuco em primeiro lugar no ranking regional.

O índice Brasil ainda se encontra negativo e acumula perdas de 8,6% nos oito primeiros meses de 2020. O estado registra a liderança nacional em três setores: Indústria de Alimentos ( 17,1%); Indústria de Bebidas ( 3,3%) e Indústria de Borracha e Material Plástico ( 7,6%).

A produção industrial pernambucana também obteve destaque no comparativo de agosto deste ano com o mesmo mês de 2019. A alta registrada foi de 10%, maior índice de crescimento em todo o país no recorte. De acordo com a pesquisa, nove dos 12 setores pesquisados em Pernambuco expandiram sua produção no comparativo com o mesmo mês do ano passado.

Na liderança, despontou o setor de metalurgia ( 26,4%), o segundo maior crescimento mensal do setor no país. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Varejo

Com o menor impacto do isolamento social imposto pela Covid-19, a taxa média do varejo do estado cresceu 2,5% em agosto, no comparativo com julho deste ano. Trata-se do quarto mês de crescimento subsequente, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE.

Na comparação de agosto deste ano com o mesmo mês de 2019, o varejo pernambucano registrou aumento de vendas de 8,6%. Este foi o melhor desempenho para o mês em questão num período de sete anos, seguindo esta base de comparação.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL