Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

Iniciativa

Porto Digital firma acordo de cooperação para controle da pandemia

Publicado em: 19/06/2020 13:05 | Atualizado em: 19/06/2020 13:08

Para Pierre Lucena, a colaboração entre diferentes instituições rendem bons resultados. (Foto:Beto Oliveira/Divulgação)
Para Pierre Lucena, a colaboração entre diferentes instituições rendem bons resultados. (Foto:Beto Oliveira/Divulgação)

Um acordo de cooperação técnica em ciência, tecnologia e inovação para prevenção e controle da pandemia do coronavírus e suas consequências sociais e econômicas foi firmado entre o Porto Digital, o Ministério Público Federal (MPF), a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A expectativa é que a iniciativa possa ajudar as autoridades públicas, especialmente as do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, e dar apoio aos demais segmentos da sociedade. O documento foi assinado pelo presidente do parque tecnológico de Pernambuco, Pierre Lucena, e pelo procurador-geral da República e presidente do CNMP, Augusto Aras.

O lançamento oficial deve acontecer nas próximas semanas e, na sequência, haverá articulação com atividades, iniciativas e projetos em curso no Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia Covid-19 (Giac) do MPF, no CNMP e nos ramos e órgãos do Ministério Público brasileiro. A cooperação vai permitir a integração com outros ecossistemas do país com atuação coordenada das ações que estão sendo adotadas com o Ministério Público em todos estados.

"O histórico de colaboração do parque é mais uma prova de que a colaboração entre diferentes instituições rendem bons resultados não só para entendermos o problema atual, mas nos prepararmos para o futuro com conhecimento e capacidade técnica. Recentemente, o Porto Digital auxiliou o Ministério Público de Pernambuco a selecionar projetos de todo o país para enfrentamento da pandemia. Esse novo acordo é um resgate da importância de estarmos preparados, contribuindo com o sistema de saúde do país", apontou Pierre Lucena.

A vigência da cooperação técnica, que não implica em transferência de recursos financeiros, vai durar 12 meses, podendo ser prorrogada. Quando acontecer o encerramento oficial da pandemia do coronavírus no Brasil, o Porto Digital articulará a continuidade da rede e do centro, como legado ao país para lidar com futuras epidemias e pandemias.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Itália proíbe entrada de viajantes brasileiros
10/07 Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Burro invasor de lives faz santuário de animais arrecadar dinheiro
Seminário discute novo marco legal do saneamento básico
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco