Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

Economia

PIB pernambucano no primeiro trimestre fica positivo em 0,8%

Publicado em: 19/06/2020 11:50 | Atualizado em: 19/06/2020 12:35

 (Foto: AFP)
Foto: AFP

O Produto Interno Bruno (PIB) de Pernambuco fechou o primeiro trimestre de 2020 com leve alta de 0,8% com relação ao mesmo período do ano passado. O índice estadual ficou acima do nacional, registrado em -0,3%.

Os dados, apresentados nesta sexta-feira (19) pela Agência Condepe/Fidem, mostram que o resultado positivo na economia de Pernambuco é causado pelo desempenho da indústria de transformação (8%), pelo setor de Intermediação financeira, seguros, previdência complementar e serviços relacionados (3,2%), produção e distribuição de eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana (2,1%), pelas atividades imobiliárias e aluguéis (2,1%) e pela administração, saúde e educação públicas (1,9%).

Já os resultados negativos foram verificados principalmente no setor da construção civil (-5,3%), outro serviços (-3,8%) e comércio (1,5%). O setor de Serviços total, cuja composição setorial é a que mais impacta no cálculo do PIB, em 75,3%, registrou leve queda de -0,1% com relação ao mesmo período de 2019. Nesta atividade, os números já demonstram impacto da pandemia da Covid-19.

 

Para a Condepe/Fidem, o resultado é "menos ruim" do que o esperado por causa da pandemia, mas foi ressaltado durante a coletiva que a crise sanitária começa a ter impacto nas atividades econômicas a partir da segunda quinzena de março, quando começaram as medidas de isolamento social.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rua do Bom Jesus está no topo do ranking das mais belas, diz revista americana
Destaques da semana: restaurantes vão reabrir, Bom Jesus entre as mais belas ruas e volta do futebol
10/07 Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Itália proíbe entrada de viajantes brasileiros
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco