Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

AJUDA

O que fazer se você não quer realizar o saque emergencial do FGTS

Publicado em: 15/06/2020 22:29

Área do site da Caixa onde o trabalhador pode informar que não deseja fazer o saque emergencial do FGTS (Foto: Reprodução)
Área do site da Caixa onde o trabalhador pode informar que não deseja fazer o saque emergencial do FGTS (Foto: Reprodução)
A Caixa Econômica Federal liberou, nesta segunda-feira (15), as consultas sobre o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Por meio de diferentes canais, o trabalhador já pode saber o valor que tem disponível e quando ele será depositado e poderá ser sacado. Mas e se o trabalhador não quiser retirar esses recursos agora, o que deve fazer?

Nesse caso, a pessoa pode informar à Caixa que não quer fazer o saque emergencial e prefere deixar o dinheiro guardado na conta FGTS. Para isso, o trabalhador deve acessar o site do FGTS ou usar o app do FGTS para celular. Uma vez no sistema, informar do CPF ou NIS; informar a senha (ou cadastrar uma, caso não tenha); e depois de visualizar o valor disponível, clicar no botão "Não quero receber".

A Caixa aceitará o aviso até 10 dias antes da data programada para que o dinheiro fique disponível na conta poupança social digital, que o banco criará especialmente para o depósito do benefício. Veja abaixo o calendário, que segue o mês de nascimento do trabalhador. Ali, fica claro que, pessoas nascidas em janeiro, terão até 19 de junho (10 dias antes do depósito) para recusar o saque emergencial.

O que acontece se o trabalhador não fizer o aviso?  
Se o trabalhador não fizer, dentro do prazo, o aviso de que não quer receber o saque emergencial, ele deverá aguardar até que o dinheiro debitado retorne à conta FGTS de onde foi retirado.

Se o valor depositado na poupança social digital não for movimentado até 30 de novembro de 2020, os recursos serão retornados à conta do FGTS, "devidamente corrigidos e sem nenhum prejuízo ao trabalhador", segundo a Caixa.

Calendário do saque emergencial do FGTS:
Na tabela abaixo, são apresentados o mês de aniversário seguido da data em que o crédito entrará na conta e o dia em que a pessoa poderá fazer o saque ou a transferência:

Janeiro: 29 de junho (conta) e 25 de julho (saque)
Fevereiro: 6 de julho (conta) e 8 de agosto (saque)
Março: 13 de julho (conta) e 22 de agosto (saque)
Abril: 20 de julho (conta) e 5 de setembro (saque)
Maio: 27 de julho (conta) e 19 de setembro (saque)
Junho: 3 de agosto (conta) e 3 de outubro (saque)
Julho: 10 de agosto (conta) e 17 de outubro (saque)
Agosto: 24 de agosto (conta) e 17 de outubro (saque)
Setembro: 31 de agosto (conta) e 31 de outubro (saque)
Outubro: 8 de setembro (conta) e 31 de outubro (saque)
Novembro: 14 de setembro (conta) e 14 de novembro (saque)
Dezembro: 21 de setembro (conta) e 14 de novembro (saque)
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Itália proíbe entrada de viajantes brasileiros
10/07 Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Burro invasor de lives faz santuário de animais arrecadar dinheiro
Seminário discute novo marco legal do saneamento básico
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco