Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

PRAGA

Nuvem de gafanhotos passa pela Argentina e se aproxima do Brasil

Publicado em: 23/06/2020 16:35 | Atualizado em: 23/06/2020 16:52

Nuvem de gafanhotos ataca lavouras na Argentina (Foto: Divulgação/Governo da Província de Córdoba)
Nuvem de gafanhotos ataca lavouras na Argentina (Foto: Divulgação/Governo da Província de Córdoba)
Uma praga de gafanhotos, que destruiu plantações de milho no Paraguai, agora avança em território argentino e se aproxima do Brasil. A nuvem de insetos está sendo monitorada por produtores rurais e funcionários do governo da Argentina. 

Segundos as projeções do país vizinho, o avanço dos insetos representa "perigo" na região oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina,  oferecendo riscos às lavouras desses estados.

Em comunicado, o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina alertou que, embora as imagens da nuvem de gafanhotos sejam impressionantes, os insetos são inofensivos às pessoas e podem causar danos apenas às plantações.
"Deve-se lembrar que em aproximadamente um quilômetro quadrado, até 40 milhões de insetos podem ser mobilizados, comendo pastagens equivalentes ao que 2 mil vacas podem consumir em um dia", alertou o órgão. "As nuvens de gafanhotos podem passar por comunas, vilas ou cidades, mas não causam danos diretos aos seres humanos. Podem causar danos às culturas e aos pastos, mas não constituem um risco para as pessoas", diz o comunicado. 

Reações nas redes sociais
A notícia de que a praga avança rumo ao Brasil gerou comentários nas redes sociais e internautas associaram o fenômeno a uma das dez pragas do Egito, relatadas no livro bíblico do Êxodo. A história narra que Deus infligiu dez calamidades sobre o Egito para convencer o faraó a libertar os hebreus. Os gafanhotos são a oitava praga enviada ao país.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Itália proíbe entrada de viajantes brasileiros
10/07 Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Burro invasor de lives faz santuário de animais arrecadar dinheiro
Seminário discute novo marco legal do saneamento básico
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco