O empresário Fernando Leal, 92 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (17). Ele foi um dos fundadores do Magazine Viana Leal. Junto com outros empresários do estado, Fernando se destacou no comércio varejista, com alcance nas regiões Norte e Nordeste. O prédio, de seis andares, inaugurou na cidade do Recife o sistema de magazine que, anos depois , levou os pernambucanos para uma fórmula de vendas, os shoppings centers.
Faz parte do grupo de empreendedores, que ao lado de Fernando Leal, ampliaram o comércio de varejo, José Araújo Filho, José Logo, Cristovam Pedrosa da Fonseca, Fortunato Russo e Wilson Campos. Entre as história da sua trajetória, consta a que ele, junto com pai Raul Leal, resolveram colocar no prédio da Viana Leal uma escada rolante, no porta de entrada da loja. Seria a segunda do país. A primeira, em 1956, estava em São Paulo.
Mas a ideia acabou não dando certo. Entretanto, a ideia de magazine resultou em grande sucesso, originando investimentos semelhantes em outros no Recife, com a Mesbla, e em outros estados, a exemplo de São Paulo, com o Mappin.

