Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

Luto

Morre empresário Fernando Leal

Publicado em: 19/06/2020 22:11

O empresário Fernando Leal, 92 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (17). Ele foi um dos fundadores do Magazine Viana Leal. Junto com outros empresários do estado, Fernando se destacou no comércio varejista, com alcance nas regiões Norte e Nordeste. O prédio, de seis andares, inaugurou na cidade do Recife o sistema de magazine que, anos depois , levou os pernambucanos para uma fórmula de vendas, os shoppings centers.

 

Faz  parte do grupo de empreendedores, que ao lado de Fernando Leal,  ampliaram o comércio de varejo, José Araújo Filho, José Logo, Cristovam Pedrosa da Fonseca, Fortunato Russo e Wilson Campos. Entre as história da sua trajetória, consta a que ele, junto com pai Raul Leal, resolveram colocar no prédio da Viana Leal uma escada rolante, no porta de entrada da loja. Seria a segunda do país. A primeira, em 1956, estava em São Paulo.

 

Mas a ideia acabou não dando certo. Entretanto, a ideia de magazine resultou em grande sucesso, originando investimentos semelhantes em outros no Recife, com a Mesbla, e em outros estados, a exemplo de São Paulo, com o Mappin.

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Itália proíbe entrada de viajantes brasileiros
10/07 Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Burro invasor de lives faz santuário de animais arrecadar dinheiro
Seminário discute novo marco legal do saneamento básico
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco