Diario de Pernambuco
Busca

Auxílio

Comunidades pernambucanas receberão doações da iniciativa Zap do Bem

Publicado em: 25/06/2020 12:15

Moradores das comunidades Engenheiro Purgatório, Vila Vintém, Cingapura, Favela do Plástico e Apipucos, em Pernambuco, serão beneficiados com doações realizadas pelo Movimento Zap do Bem, com auxílio emergencial no valor de R$ 200. O dinheiro será disponibilizado através de uma carteira digital no celular, que pode ser usada para pagar boletos, contas de água e luz, compras em comerciantes cadastrados da comunidade e recarga de celular de qualquer operadora. A iniciativa Zap do Bem partiu de um grupo de empresários que se juntaram para apoiar populações vulneráveis em meio à pandemia e cerca de 10 mil famílias de baixa renda já foram beneficiadas pela doação de mais de R$ 2 milhões. 

O objetivo é disponibilizar de forma rápida e fácil recursos emergenciais para beneficiar as populações vulneráveis de várias comunidades do país, chegando agora ao estado. Os empresários se uniram à iniciativa da fintech Conta Zap Bank, que é uma conta digital que usa plataforma de mensagens, como WhatApp, para realizar transações financeiras. Ela foi lançada no ano passado com foco de atender as classes C, D e E. Os beneficiados com os recursos da iniciativa Zap do Bem vão movimentar, via aplicativo de mensagens WhatsApp®%uFE0F, os recursos das doações. 

A expectativa é que os recursos sejam usados por moradores, comerciantes e líderes comunitários, movimentando a economia local das comunidades beneficiadas. A plataforma funciona como uma carteira digital no celular e clientes de qualquer operadora poderão usar o serviço, necessitando apenas ser usuário do aplicativo WhatsApp ®%uFE0Fe fazer o cadastro por meio de contato com o número do Zap do Bem ou a partir do site da iniciativa (www.zapdobem.com.br).

A abertura da conta digital é gratuita e exige apenas o cadastro dos dados simplificados do usuário, de acordo com os procedimentos definidos pelo Banco Central para este tipo de movimentação de meios de pagamento. Os beneficiários do auxílio da iniciativa estarão isentos de tarifas sobre movimentações e transferências entre usuários, pagamento de contas, recargas ou emissão de boletos. O cliente deve enviar uma mensagem de WhatsApp para o número do Zap do Bem e só precisa se cadastrar interagindo com os comandos da plataforma. Quando a conta for criada, o beneficiário poderá trocar mensagens com o chatbot no celular para realizar as transações e pagamentos. 

O movimento Zap do Bem ganhou apoio de empreendedores eempresas, como a Oi, as fintechs Conta ZAP Bank e GERU, a empresa de auditoria BDO, entre outras. Um comitê gestor vai fazer a gestão e as ações serão auditadas pela BDO, para dar transparência aos doadores em relação às duas doações. As primeiras doações foram feitas pelo grupo apoiador inicial, e o movimento espera conseguir novas adesões para expandir a atuação para diversas comunidades.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL