Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

Jornalismo

Carlos Frederico Vital: 'Estamos ansiosos para colocar nas mãos dos pernambucanos um novo Diario'

Publicado em: 28/06/2020 10:25 | Atualizado em: 28/06/2020 10:25

Carlos Frederico Vital, presidente do Diario de Pernambuco (Foto: Leandro de Santana/DP)
Carlos Frederico Vital, presidente do Diario de Pernambuco (Foto: Leandro de Santana/DP)

O Diario de Pernambuco está na expectativa para voltar a circular a sua versão impressa, após algumas semanas de suspensão devido à pandemia da Covid-19. O aguardado retorno virá acompanhado de mudanças que vão chamar a atenção dos nossos fiéis leitores e do público em geral.

Entrevista - Carlos Frederico Vital, presidente do Diario de Pernambuco

O Diario de Pernambuco está na contagem regressiva para completar os seus 195 anos em novembro. O que os leitores podem esperar de novidades nesses próximos meses?
Já temos contatos com diversas instituições dispostas a formar parcerias que tornem a data um acontecimento único neste ano atípico que estamos vivendo. Vamos esperar um pouco para poder mostrar ao nosso leitor todas essas novidades, um acontecimento com a grandeza do nosso Diario de Pernambuco.

Durante a quarentena instalada, por um decreto do governo de Pernambuco, abrangendo municípios da Região Metropolitana do Recife, em maio, o jornal suspendeu a circulação do impresso, mantendo suas atividades na versão digital. Quais as motivações dessa decisão?
Tomamos esta decisão após vermos o agravamento da pandemia e a necessidade de restringir a quantidade de pessoas nas ruas. Mesmo assim, mantivemos o compromisso diário com os nossos leitores. Não deixamos de fornecer conteúdo de excelente qualidade a todos: sejam assinantes ou compradores avulsos do jornal. Aos assinantes, disponibilizamos assinaturas do jornal digital e aos leitores avulsos, fizemos circular versão em PDF largamente divulgada através das redes sociais. Além disso, mantivemos o nosso portal atualizado em tempo real com todo o conteúdo disponível, gratuitamente, para os usuários. Isso sem falar nas redes sociais, com postagens dos principais acontecimentos do dia. Mas, graças a Deus, estamos nos aproximando do fim das restrições de isolamento para podermos colocar o jornal de volta às ruas e aos lares dos pernambucanos com a máxima segurança.

Ou seja, o Diario de Pernambuco teve uma preocupação em não só continuar informando os pernambucanos, como também ter a responsabilidade social de ajudar a atravessar em momento de dificuldade?
Exatamente. Um compromisso de 194 anos. Precisamos fazer um esforço enorme, mantendo nossa equipe pronta a levar ao pernambucano, de uma forma geral, as notícias com a isenção e a responsabilidade que este momento requer. Disponibilizamos aos nossos colaboradores todas as condições para esse trabalho, criamos uma interface com todos os setores da empresa e adotamos o trabalho remoto em mais de 90% das atividades. Todos os que fazem esta grande família chamada Grupo Diario de Pernambuco estão empenhados em cumprir com a maior competência as funções a que se propõem.

Isso reforça o compromisso com o seu leitor e estreita ainda mais os laços com quem é nosso principal interessado: a população pernambucana?
Claro! O leitor do nosso Diario de Pernambuco, a população do estado, tem o nosso compromisso pessoal na produção de um jornal sério, atual, moderno e isento. São laços de carinho que sentimos ao conversar no dia a dia com o povo nas ruas, com amigos e clientes, afinal são 194 anos de história.

Os números que mostram o crescimento acentuado da audiência das redes sociais do Diario de Pernambuco ajudam a traduzir essa sinergia com a sociedade?
Tudo isso é resultado do trabalho que desenvolvemos ao longo desses últimos meses. Estabelecemos uma missão de trabalhar novos produtos, melhorar a entrega de canais de distribuição de notícias aos nossos leitores e internautas. Ampliamos nosso alcance  nas redes sociais, reforçamos o conteúdo dos sites, trouxemos o povo para colaborar com nossos veículos. Reforçamos também as emissoras de rádio, com futebol, notícias e entretenimento. Tivemos um cuidado enorme de explicar todo esse trabalho ao mercado publicitário, privilegiando clientes e agências de comunicação, órgãos públicos, enfim, todo o mercado envolvido com o nosso cotidiano. Tivemos uma excelente acolhida por todo esse mercado. Foram inúmeras visitas ao nosso gabinete: publicitários, empresários, políticos, gestores públicos. Foram pessoalmente nos desejar boa sorte na condução deste gigante que é o grupo Diario de Pernambuco.

Essa pandemia está deixando também alguns aprendizados para a sociedade. Muitos afirmam que ela não será mais a mesma. Dentro desse contexto, os veículos de comunicação ganharam mais relevância?
Sem dúvidas. Neste período de tantas incertezas, o nosso portal bateu recorde de acessos e de audiência. É um sinal claro de que as pessoas estão cada vez mais conscientes da necessidade e importância de procurarem canais sérios e respeitados para se informarem. Neste novo cenário, posso adiantar que um novo formato será implantado, muito mais fácil de manusear, com uma impressão bem melhor e um papel de qualidade, usado nos melhores jornais do mundo. Estamos ansiosos para colocar nas mãos dos pernambucanos um novo Diario de Pernambuco! Vamos voltar rejuvenescidos, prontos para levar ao nosso leitor o que de mais atual existe no mercado editorial brasileiro.

Qual a data da volta do impresso do Diario de Pernambuco?
Isso vai depender das novas orientações das autoridades de saúde, mas posso adiantar que o nosso pessoal já está pronto para este retorno que esperamos ser o mais rápido possível. Vamos levar à população um jornal moderno, sério e com um conteúdo de excelente qualidade.

Como você avalia o Grupo Diario de Pernambuco?
Todo o grupo trabalha em sintonia: os jornais, sites, redes sociais e as emissoras de rádio. Convocamos um time de excelentes profissionais, demos a cada um deles a autonomia necessária ao desenvolvimento e cumprimento de suas tarefas. São vitoriosos pelos resultados até aqui conquistados. Registro aqui minha homenagem a cada um deles, agradecendo o empenho, dedicação e competência que têm mostrado ao longo de todos esses meses. O meu muito obrigado a todos pelo compromisso de fazer cada vez melhor os produtos levados ao nosso mercado consumidor. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rua do Bom Jesus está no topo do ranking das mais belas, diz revista americana
Destaques da semana: restaurantes vão reabrir, Bom Jesus entre as mais belas ruas e volta do futebol
10/07 Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Itália proíbe entrada de viajantes brasileiros
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco