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Associação elabora protocolo de medidas para reabertura dos shoppings

Publicado em: 25/05/2020 14:17 | Atualizado em: 25/05/2020 14:39

Shoppings de Pernambuco, como o Tacaruna, seguem fechados. (Foto: Wilton Marcelino/Divulgação)
Shoppings de Pernambuco, como o Tacaruna, seguem fechados. (Foto: Wilton Marcelino/Divulgação)

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) elaborou um protocolo com mais de 20 medidas a serem seguidas na reabertura dos centros de compras no país. O objetivo é reforçar a higienização, além de garantir a saúde de clientes e colaboradores. A lista foi criada a partir de experiências internacionais, boas práticas de outros setores e com recomendações de especialistas de saúde.

 

Como medida para combater a disseminação do coronavírus, os 557 shoppings do Brasil foram fechados a partir dos decretos municipais e estaduais. O processo de reabertura dos centros de compras já começou em algumas cidades, mas em Pernambuco ainda seguem fechados.

Glauco Humai, presidente da Abrasce, acredita que os shoppings têm capacidade de operar de forma segura. "O nosso lema agora é higienização total e aglomeração zero. Temos segurança para receber todos de maneira gradual, onde conseguimos colocar a saúde e a economia no mesmo lado, por meio das medidas de segurança que criamos", afirmou.


Confira o protocolo das medidas criado pela Abrasce:


1. Controle de tráfego de pessoas, limitando em 50% o número de vagas dos estacionamentos;

2. Uso obrigatório de máscaras para clientes, lojistas e funcionários;

3. Testagem de todos os funcionários e lojistas;

4. Fechamento de cinemas, teatros e áreas kids;

5. Horário de funcionamento reduzido;

6. Antibactericidas aplicados em tapetes de entradas e saídas;

7. Entradas reduzidas e utilização de portas específicas para entrada e saída, inibindo aglomeração;

8. Aferição de temperatura dos clientes através de termômetros manuais;

9. Higienização do Shopping a cada 3 horas, especialmente áreas de contato: maçanetas, corrimãos, etc;

10. Serviço especiais para grupos de risco, com formas alternativas de atendimento, como drive thru;

11. Distanciamento social obrigatório: limitação das praças de alimentação e Restaurantes em 50%;

12. Controle de acesso aos elevadores, com limitação de passageiros;

13. Indicação de distanciamento em escadas rolantes (uma pessoa a cada 3 degraus);

14. Remoção de áreas como lounges;

15. Disponibilização de álcool gel a todos os clientes, lojistas e funcionários;

16. Controle de acesso a sanitários e higienização a cada 3 horas,

17. Manutenção e trocas regulares dos filtros de ar condicionado,

18. Não operação dos serviços de valet e restrição de operação dos serviços como: fraldário e empréstimo de carrinhos;

19. Suspensão de eventos, ações infantis e entretenimento;

20. Campanha junto aos lojistas para reforçar os pagamentos por aplicativos;

21. Campanhas de conscientização para população sobre a prevenção à Covid.

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