Diario de Pernambuco
Busca

Tecnologia

Inteligência artificial é aliada para detectar pneumonia pela Covid-19

Publicado em: 27/04/2020 19:55 | Atualizado em: 27/04/2020 20:22

A tecnologia foi adaptada nos últimos dois meses e apresenta 95% de precisão. (Foto: NIAID-RML)
A tecnologia foi adaptada nos últimos dois meses e apresenta 95% de precisão. (Foto: NIAID-RML)

A tecnologia vem sendo aliada no combate ao coronavírus, e várias iniciativas têm trazido resultados positivos. Um exemplo vem por parte da startup Portal Telemedicina, que desenvolveu uma solução para que clínicas e laboratórios possam identificar se um paciente está com uma pneumonia tradicional (viral ou bacteriana) ou causada pela Covid-19. O diagnóstico serve como complementar aos exames realizados atualmente, como o PCR e o teste rápido. Ele é feito por um algoritmo baseado em TensorFlow, um dos modelos de desenvolvimento de aplicações de inteligência artificial mais usados no mundo, que compara as imagens de raio-x ou tomografia de um paciente com um banco de dados de exames de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus.

A análise e classificação por inteligência artificial são realizadas pela plataforma da Portal Telemedicina, que usa a infraestrutura de nuvem do Google Cloud para armazenar os dados e processar o algoritmo. A tecnologia, desenvolvida por três anos pela equipe da startup com o auxílio de mentores do programa Google for Startups e de engenheiros do Google Cloud, foi adaptada nos últimos dois meses e apresenta 95% de precisão. Ela permite que, em cerca de 10 minutos, médicos possam apresentar o diagnóstico e direcionar o paciente para o protocolo de atendimento adequado.

O treinamento do algoritmo serviu para buscar alterações de imagem compatíveis com pneumonia causada pela Covid-19. A diferença é que, enquanto o raio-x ou tomografia de pessoas infectadas pelo coronavírus apresentam imagens dos pulmões com manchas semelhantes às de um vidro fosco, no caso das pneumonias tradicionais as manchas são esparsas e brancas. "Por sua agilidade e custo baixo, o algoritmo será bastante útil para ajudar a lidar com a escassez de exames virológicos, com a possibilidade de se analisar um número maior de pessoas e priorizar os casos mais graves", diz Rafael Figueroa, cofundador e CEO da Portal Telemedicina.

A Portal Telemedicina usou um banco de dados com 300 imagens de raixo-x e tomografia de pessoas confirmadas com Covid-19 para treinar o algoritmo e identificar a pneumonia causada pelo coronavírus. Uma versão do mesmo algoritmo já é usada há dois anos pela startup para diagnosticar pneumonia tradicional em raio-x e tomografias e foi treinada com mais de 30 milhões de imagens de pacientes, o que garante a alta precisão da tecnologia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL