Diario de Pernambuco
Busca

Máscaras

Cooperativa em Santa Cruz do Capibaribe ajuda pequenos produtores a confeccionar máscaras de tecido

Publicado em: 20/04/2020 11:09 | Atualizado em: 20/04/2020 11:38

Pequeno produtor e microempreendedor, que trabalha em casa de forma autônoma, estão recebendo suporte (Foto: Justin Sullivan/Getty Imagens/AFP)
Pequeno produtor e microempreendedor, que trabalha em casa de forma autônoma, estão recebendo suporte (Foto: Justin Sullivan/Getty Imagens/AFP)

Costureiras e operadores de máquinas, além de outros trabalhadores autônomos do setor têxtil de Santa Cruz do Capibaribe, que estavam sem demanda de trabalho, encontraram uma alternativa a partir de uma iniciativa da Cooperativa Mista de Trabalho e Prestação de Serviços Têxteis do Norte e Nordeste (Cooptêxtil). Estão sendo produzidas cerca de 10 mil a 12 mil máscaras de proteção diariamente, com potencial para duplicar a capacidade a partir dos novos pedidos. "O Polo de Confecção do Agreste possui uma força humana de trabalho com enorme potencial. Em cada residência no município funciona uma pequena fabriqueta na garagem ou terraço onde atuam mãe, filhos, cunhados e de onde eles tiram o sustento da família", explica o diretor e secretário executivo da Cooptêxtil, Antão Brito.

A partir da determinação que resultou no fechamento das tradicionais feiras e shoppings do interior do estado, um grande número de trabalhadores e prestadores de serviços têxteis, carregadores, costureiras, ambulantes comerciantes, empreendedores e empresários lojistas do varejo e atacado de confecções ficaram sem a sua única fonte de renda. É aí que surge a missão social da Cooperativa: "Estamos apoiando o pequeno produtor e microempreendedor, aquele que trabalha em casa de forma autônoma e independente. A ideia é agregar fabricos de costureiras, conhecidas como facções de costuras, no trabalho produtivo de máscaras de proteção respiratória, mediante a grande demanda surgida pela pandemia e passar a gerar renda para aqueles que estão passando dificuldade e que recebem por produção. Estes profissionais, mesmo em casa, estão habituados a produzir em grande escala", ressalta o presidente da cooperativa, José Rivaldo de Oliveira Ramos.

A Cooptêxtil não possui máquinas ou galpão, apenas intermedia o contato com os seus membros cooperados e demais colaboradores, fornecendo matéria-prima e remunerando-os pelo trabalho e prestação de serviços, a cada lote produzido. A instituição ainda está realizando o cadastramento de pequenos confeccionistas e treinando as equipes para aumentar a produção, a fim de atender a necessidade do mercado quanto ao fornecimento de máscaras de proteção. "Funcionamos como uma célula de amparo, dando apoio jurídico, orientação administrativa, adoção de novas tecnologias e sistemas de gestão, além da estruturação adequada de uma consultoria comercial e abertura de novos mercados, inclusive de importação e exportação. No momento, estamos recebendo e selecionando os pedidos e repassando aos cooperados e outros trabalhadores têxteis de Santa Cruz, Toritama e Caruaru", explica o supervisor de produção da Cooptêxtil, membro cooperado e empresário têxtil da David Custom, David Lira, que comanda equipe que envolve pelo menos 40 cooperados diretamente com o trabalho e cerca de 120 profissionais da costura."Estamos atendendo às necessidades dos órgãos fiscalizadores e temos um produto seguro", acrescenta David.

"É uma volta por cima para essas pessoas que se encontravam paradas e sem renda, em meio à pandemia e sob um clima de incertezas e medo. Descobrimos uma oportunidade ou uma alternativa para a cooperativa. Neste momento bastante delicado, adotamos a missão institucional de ir para linha de frente no combate à Covid-19, representar uma força de resistência e trabalho, construir com a ajuda dos nossos cooperados e parceiros de mercado, um cenário produtivo para centenas de costureiras e trabalhadores do setor têxtil da região do Agreste do Estado de Pernambuco", acrescenta o secretário Antão Brito.

Cooperativa dá apoio à força de trabalho

O secretário executivo da Cooptêxtil, Antão Brito, o presidente da cooperativa, José Rivaldo, e o supervisor de produção da instituição, David Lira (Foto: Arquivo Pessoal)
O secretário executivo da Cooptêxtil, Antão Brito, o presidente da cooperativa, José Rivaldo, e o supervisor de produção da instituição, David Lira (Foto: Arquivo Pessoal)

A Cooptêxtil, sediada no município de Santa Cruz do Capibaribe, começou a se estruturar no início de 2019. A instituição é formada por uma equipe especializada no trabalho e na prestação dos serviços de consultoria, assessoria administrativa, assistência e fornecimento de crédito financeiro, qualificação e especialização de mão-de-obra técnica, oferecimento de palestras, seminários e cursos de um modo geral, com o objetivo de dar apoio à força de trabalho qualificado, realização de pesquisas, desenvolvimento de tecnologias, intermediação comercial de negócios, produtos e serviços a nível nacional e internacional, geração de soluções na organização e gestão do complexo produtivo dos diversos vetores do setor têxtil.

"O surgimento da cooperativa responde ao desejo de milhares de produtores e profissionais vinculados à indústria têxtil nacional e veio atender à necessidade dos confeccionistas autônomos que desejavam receber o apoio institucional de uma organização social como a Cooptêxtil", diz. "Estamos começando com esta ação de confecção de máscaras de proteção, mas nosso plano de trabalho vai além disto. Planejamos atuar e obter representatividade como organização competente e atuante no setor têxtil das regiões Norte e Nordeste do Brasil", finaliza o secretário executivo da Cooperativa, Antão Brito.

Serviço
Cooperativa
E-mail: cooptextil@cooptextil.org.br
Telefones: (81) 9 9635-3876 / 9 7900-4599
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL