Diario de Pernambuco
Busca

Química

Conselho solicita liberação para produzir álcool líquido e glicerinado

Publicado em: 01/04/2020 11:16

O Conselho Regional de Química da 1ª Região (CRQ I), de Pernambuco, solicitou à Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) a liberação para produção de álcool líquido e glicerinado 70%. O objetivo é doar os produtos para as unidades de saúde e entidades filantrópicas. A iniciativa faz parte da campanha Química Solidária.

Ainda dentro da campanha, empresas do setor privado já doaram itens. Uma companhia de bebidas doou mil litros de álcool e duas mil garrafas de 500 ml e 200 ml. Já uma empresa de saneantes doou frascos e tampinhas para o envasamento do produto que começou a ser produzido nesta terça-feira, nas dependências da empresa.

A presidente do CRQ I, Sheylane Luz, conta que a Academia Pernambucana de Química (APQ) também entrou na parceria e está colaborando com auxílio técnico e de logística. Ela explica que a produção está, até o momento, restrita ao álcool 70% líquido e o glicerinado. "Ainda não conseguimos nenhuma doação de espessante. Por isso, não faremos álcool gel nesse primeiro momento", comenta. Ela explica que a opção glicerinada é uma alternativa ao gel e mais interessante que a versão líquida do ponto de vista do consumo. "O álcool líquido é consumido muito mais rápido e tem um toque que incomoda algumas pessoas. O uso de glicerol e peróxido de hidrogênio evita a sensação de ressecamento nas mãos causada pelo líquido".

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está com seus laboratórios fechados e, por isso, vai doar mil litros de álcool 70% já prontos, mas não envasados. Empresas de outros setores disponibilizaram seus equipamentos para o transporte das doações.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL