Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

Pernambuco

Shoppings adotam horário reduzido e medidas de prevenção

Publicado em: 17/03/2020 16:37 | Atualizado em: 17/03/2020 19:05

RioMar Shopping vai funcionar das 12h às 20h, seguindo a recomendação da Apesce. (Foto: RioMar/Divulgação)
RioMar Shopping vai funcionar das 12h às 20h, seguindo a recomendação da Apesce. (Foto: RioMar/Divulgação)

Com objetivo de estar em sintonia com as medidas de segurança para conter o avanço do Covid-19, a Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce) divulgou as recomendações em relação ao funcionamento dos centros de compras do estado, que vão além da redução do horário de atendimento. As novas diretrizes já devem ser adotadas a partir desta quarta-feira. A indicação é que o funcionamento seja das 12h às 20h. Porém algumas operações poderão funcionar em horários alternativos, como farmácias, clínicas, supermercados, órgãos públicos, entre outros.

Além disso, uma outra medida que deverá ser adotada é a redução em 50% dos assentos nas praças de alimentação, para garantir um maior distanciamento entre as pessoas. Apesar das recomendações que devem ter início a partir desta quarta-feira, outras já haviam sido implantadas, como o adiamento de eventos de grandes proporções; disponibilização de álcool em gel em pontos de fácil identificação; sinalização de locais onde há lavatórios; reforço da limpeza e higienização de todos os espaços com presença de público; e ampla divulgação de informações para prevenção da disseminação do vírus.

"O controle desta doença depende da colaboração de toda a sociedade. Os shoppings cumprem uma importante função social, pela sua forte característica de prestação de serviços e lazer. Por isso, outras medidas necessárias ou recomendadas serão analisadas no transcorrer dos próximos dias pelo nosso Comitê de Gerenciamento dedicado a esta questão", informou a Apesce em nota.

Segundo a Apesce, o Shopping Boa Vista definiu que funcionará de segunda a sábado das 10h às 19h e domingos das 12h às 18h. Os demais shoppings vão abrir de 12h às 20h, com exceção do Polo Caruaru, que já é de 9h às 18h. O River e o Vitória ainda estão definindo. Porém, cada um tem a variação de horário especial para farmácia, supermercado e outras operações.

Funcionamento dos shoppings a partir desta quarta-feira (18/03):

Shopping Recife
Todas as operações, lojas e quiosques, vão funcionar das 12h às 20h. Além disso, de segunda a sábado, as operações de farmácias, serviços de saúde (Vaccine, Diagmax, Hope, Centro Médico, etc), serviços públicos (Loterias, Correios, Detran, etc) e supermercados (incluindo Cobasi), poderão abrir de forma antecipada a partir das 9h, com encerramento às 20h.

RioMar
Vai funcionar com horário reduzido das 12h as 20h.

Shopping Tacaruna
O mall passa a funcionar todos os dias, das 12h às 20h, por tempo indeterminado. O UCI Kinoplex Tacaruna também reduziu o horário de funcionamento. As exibições acontecem das 15h às 20h. O Brinquedão está com as atividades suspensas por prazo indeterminado. Todas as operações de saúde, farmácias, serviços públicos (loteria, bancos e Detran) e supermercado poderão funcionar de forma facultativa, das 9h às 20h, de segunda a sábado.

Shopping Guararapes
Redução do horário de funcionamento, por tempo indeterminado, passando a abrir das 12h às 20h.

Plaza Shopping
Passa a funcionar das 12h às 20h, por tempo indeterminado. As operações de saúde, farmácias, órgãos públicos e outros serviços poderão ter horário diferenciado. A UCI Cinemas também reduziu o horário de funcionamento. As exibições no UCI Plaza acontecem das 15h às 20h.

Patteo Olinda
Vai ter funcionamento das 12h às 20h.

Shopping Costa Dourada
Caixas eletrônicos irão funcionar das 8h às 21h. A farmácia, estará aberta no mesmo horário, bem como o supermercado Arco-Vita. A Praça de Alimentação funciona das 11h às 20h. As demais operações irão das 12h às 20h. As ações de limpeza em todas as áreas do shopping, que possui alamedas abertas, foram reforçadas. Pontos dispensadores de álcool 70% foram disponibilizados em locais estratégicos. Além disso, foi ampliada a higienização do ônibus circular gratuito, que também recebeu dispensadores de álcool em gel. Na praça de alimentação, as cadeiras foram separadas, para aumentar a distância entre os clientes.

Camará Shopping
Funcionará das 12h às 20h. Desde fevereiro, o Camará Shopping vem tomando medidas de conscientização e prevenção contra a transmissão do Covid-19 e foram instalados dispensadores com álcool gel nas entradas e em locais estratégicos do mall, além de terem sido distribuídas placas com as recomendações feitas pelos órgãos de saúde. Todas as áreas do shopping, especialmente as superfícies compartilhadas, estão sendo limpas continuamente, o que contribui para evitar a disseminação do vírus.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Dr. Luiz Carlos Santos
Rhaldney Santos entrevista Dra. Rebecca Spinelli
Rhaldney Santos entrevista Thiago Santos (UP)
Aprenda a treinar a mente com exercícios que previnem doenças e turbinam os neurônios
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco