Diario de Pernambuco
Busca

Coronavirus

Setor turístico faz campanha para que clientes optem pelo adiamento de pacotes comprados

Publicado em: 17/03/2020 08:43

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional) e a Agência Vertebratta começaram a campanha Adia! para incentivar consumidores a não cancelar, mas adiar viagens previstas para datas futuras devido à pandemia do covid-19. Segundo a Abav, dados dos associados indicam que a taxa de cancelamentos de viagens neste mês de marca já chega a 85%, a maior crise já enfrentada pelo setor nos últimos tempos.

 

A Adia! é a campanha de apoio à sustentabilidade econômica dos setores da economia ligados à restaurantes, hospedagens e similares, transportes de passageiros, agências de viagens, cultura e lazer, áreas que empregam formalmente em torno de 3 milhões de pessoas segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Em março do ano passado, segundo a Abav, o faturamento do setor foi de R$ 19,2 bilhões, e a preocupação está na sustentabilidade dos negócios, uma vez que não há previsões de novos faturamentos. Em Pernambuco, o setor turístico já enfrentou outros episódios detratores como a crise na Argentina (de onde vem a maioria dos turistas estrangeiros que visitam o Estado) e o derramamento do óleo na costa do Nordeste.

O Produto Interno Bruto (PIB) pernambucano do último trimestre de 2019 já registrava retração de 3,4% na atividade turística. Por aqui, depois do fim de semana mais conturbado, o balanço de adequações e medidas ainda está sendo feito. O trade de Porto de Galinhas está reunido e terá um panorama da situação nos próximos dias. Por ora, sabe-se que o Centro de Convenções cancelou os 17 eventos programados para os próximos 60 dias e a agenda só será retomada, a princípio, a partir da segunda quinzena de maio. Segundo a Secretaria de Turismo de Pernambuco alguns organizadores já procuraram a Empetur para novas datas até 2021.

Cias aéreas
Na última segunda (16), a Latam anunciou que a redução de 70% no total de suas operações, o que representa 90% dos voos internacionais e 40% dos domésticos – que e vai oferecer remarcações sem custo adicional até o dia 31 de dezembro de 2020.

A Azul Linhas Aéreas comunicou a suspensão de operação em 11 bases: Bariloche (Argentina, entre 21 de março e 30 de junho), Lages, Pato Branco, Toledo, Ponta Grossa, Guarapuava, Araxá, Valença, Feira de Santana, Paulo Afonso e Parnaíba (23 de março e 30 de junho). A companhia suspendeu, desde ontem, todos os voos internacionais, mantendo apenas os que partem de Campinas (SP). A companhia decidiu ainda reduzir sua capacidade consolidada de 20% a 25% no mês de março, e entre 35% a 50% em abril e meses seguintes, até que a situação envolvendo o coronavírus se normalize.

Já a Gol Linhas Aéreas informou ao Diario que está passando por ajustes para garantir o bom funcionamento da malha aérea e que até a segunda (16) não havia registros de cancelamento ou suspensão de voos em Pernambuco. "A Companhia ressalta que está atenta, e que segue recomendações do órgão sanitário para tomar todas as medidas cabíveis, com o objetivo de proteger a segurança de seus clientes", informou, por nota.

TAGS: latam | azul | gol | abav | turismo | coronavírus |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL