Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

DISCURSO

Secretários de Saúde do Nordeste dizem estar estarrecidos após pronunciamento de Bolsonaro

Publicado em: 24/03/2020 21:59

 (Foto: Isac Nóbrega/PR)
Foto: Isac Nóbrega/PR
Em carta aberta, Secretários de Saúde do Nordeste dizem estar estarrecidos com o pronunciamento feito, em cadeia nacional, pelo presidente Jair Bolsonaro, na noite  desta terça-feira (24). Segundo eles, o discurso do presidente "desfaz todo o esforço e nega todas as recomendações para combate à pandemia do coronavírus". 

Em pronunciamento, Bolsonaro voltou a se referir ao novo coronavpirus como uma gripezinha e pediu calma à população. "Sem pânico ou histeria, como venho falando desde o princípio, venceremos o vírus e nos orgulharemos”, disse o presidente.

No documento, os secretários escreveram também que:  "Não é nosso desejo politizar esse problema. Já temos dificuldades demais pra enfrentar.  Não podemos cometer esse erro. Vamos continuar fazendo nosso trabalho. Não nos parece que a posição exposta pelo presidente seja a do Ministério da Saúde, que tem se conduzido tecnicamente".
 
Confira a nota na íntegra:
Assistimos estarrecidos ao pronunciamento em cadeia nacional do Presidente Jair Bolsonaro, onde desfaz todo o esforço e nega todas as recomendações para combate à pandemia do coronavírus. 

Não é nosso desejo politizar esse problema. Já temos dificuldades demais pra enfrentar.  Não podemos cometer esse erro. Vamos continuar fazendo nosso trabalho. Não nos parece que a posição exposta pelo Presidente seja a do Ministério da Saúde, que tem se conduzido tecnicamente. 

Percebemos, com espanto, os graves desencontros entre o pronunciamento do Presidente e as diretrizes cotidianas do Ministério da Saúde. Esta fala atrapalha não só o ministro, mas todos nós! 

Sabemos que iremos enfrentar uma grave recessão econômica, mas o que nos cabe lidar diretamente é a grave crise sanitária. 

Vamos seguir tocando nossas vidas com decisões baseadas em evidências científicas, seguindo exemplos bem sucedidos ao redor do mundo. 

A grande maioria dos países do mundo, ocidentais e orientais, já firmaram seu curso no combate ao vírus e é este curso que o Nordeste Brasileiro seguirá. 

Que Deus abençoe cada um de nós que pouco temos dormido. Que Deus nos abençoe! 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Candidatos têm características das mais distintas, mas estão longe de representar os grupos sociais
Resumo da semana: 5 anos do surto de microcefalia, Covid suspende aulas e nova pesquisa no Recife
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #289 - Colênquima e esclerênquima
Rhaldney Santos entrevista Dra. Larissa Ventura, oftalmopediatra
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco