FISCALIZAÇÃO
Receita Federal agiliza liberação de equipamentos médicos usados no combate ao coronavírus
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 27/03/2020 11:02
![]() | |
Marcelo Camargo/Agência Brasil |
Realizando um procedimento padrão de fiscalização a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) impediu a atracação de um navio de longo curso no Porto de Suape devido à presença de um tripulante com suspeita de coronavirus. A adoção de procedimentos específicos de segurança, como o isolamento deste tripulante e dos que tiveram contato com ele, resultou no atraso do fluxo normal de atracação e desembarque dos contêineres.
No dia 23 de março, a empresa encarregada da logística e despacho da mercadoria comunicou a Alfândega do Recife sobre a importação de respiradores mecânicos e outros equipamentos ligados ao combate do coronavírus, que estavam no navio. Entre a lista de equipamentos estavam ventiladores/respiradores, desfibriladores, vaporizadores, aparelhos de anestesia, monitores multiparametricos de sinais vitais e um aparelho de eletrocardiograma.
Devido a importância da carga, a Receita Federal contatou o Terminal de Contêiners (Tecon) do Porto de Suape solicitando que fosse concedida a presença de carga dos equipamentos assim que eles fossem descarregados, o que aconteceu no dia 26 de março. A Declaração de Importação (DI) foi registrada, parametrizada para o canal verde e liberada em seguida.
O sócio da empresa SAFE Suporte a Vida, André Camello, responsável pela importação dos equipamentos médicos, parabenizou o trabalho realizado pela Receita Federal. "Temos 13 anos de mercado e foi a primeira vez que conseguimos fazer um carregamento imediatamente após atracação. Agradecemos imensamente os servidores da Receita Federal, que, compreendendo o senso de urgência nesta causa, agiram prontamente, cumprindo o seu papel de autoridade aduaneira com grande presteza e eficiência. Desse modo, foi possível articular uma operação de entrega para os hospitais em pouco tempo após o desembarque", concluiu.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS