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Procon-PE solicita esclarecimentos sobre cancelamentos de viagens

Publicado em: 17/03/2020 18:59

Audiência foi realizada na sede da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.  (Foto: Procon-PE/Divulgação)
Audiência foi realizada na sede da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. (Foto: Procon-PE/Divulgação)

O Procon de Pernambuco registrou, nos últimos 15 dias, mais de 40 reclamações por consumidores que não estão conseguindo cancelar ou remarcar viagens nacionais e internacionais, por conta da pandemia do coronavírus. A alta demanda levou à realização de uma audiência, nesta terça-feira, com representantes de cerca de 20 empresas do setor de turismo, entre elas agências aérea e de viagens, na sede da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, no Bairro do Recife.

"Queremos esclarecimentos do que vem sendo feito, porque a maioria dos consumidores não consegue atendimento direto com a empresa e alguns reclamam da cobrança de multas. O consumidor não está viajando porque não quer. Ele não pode viajar. É uma questão de segurança a saúde", explica a secretária executiva de Justiça e Promoção do Direito do Consumidor, Mariana Pontual.

A sugestão do órgão de defesa do consumidor é que seja gerado um crédito e que os consumidores tenham um prazo de um ano para remarcar a viagem. Foi dado um prazo de cinco dias corridos para que as empresas apresentem o que estão fazendo para quem está tentando cancelar as viagens.

Marcelo Waked, presidente da Associação Brasileira de Viagens em Pernambuco (Abav-PE), afirma que estão sendo adotadas providências para que os clientes não sejam penalizados. "Vamos pedir que pelo menos nos próximos 60 dias as passagens canceladas sejam sem multas para os consumidores", garante.

O Procon-PE pediu, ainda, que fosse criado um canal direto de cada empresa com o órgão de defesa do consumidor, para que as ocorrências que estão surgindo possam ser resolvidas com maior agilidade.
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