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Procon-PE recebe mais de quatro mil solicitações nos atendimentos remotos, em uma semana

Publicado em: 31/03/2020 16:17

Posto do Procon no Aeroporto  (Foto: Divulgação / Procon)
Posto do Procon no Aeroporto (Foto: Divulgação / Procon)


Em apenas uma semana, o Procon Pernambuco foi procurado por mais de quatro mil consumidores, por meio de telefone, e-mail, redes sociais e do posto de atendimento que funciona no Aeroporto Internacional do Recife. Esse número é quase o quantitativo que o órgão atende em um mês, em todo o Estado. A maioria das solicitações tem relação com passagens aéreas e pacotes turísticos.

No Posto do Aeroporto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, há fiscais e assessores jurídicos de plantão. Por dia, mais de 40 pessoas passam pelo balcão. O Procon-PE aumentou suas frentes de atendimento remoto durante a pandemia. Além do call center (0800-282-1512), o órgão disponibilizou o e-mail denuncia@procon.pe.gov.br, exclusivo para denúncias, e um número de Whatsapp: 3181-7000, onde o consumidor recebe orientações para registrar suas queixas.

Nos últimos sete dias foram 2.806 mensagens recebidas pelo whatsapp, cerca de 350 atendimentos por telefone, 493 e-mails com denúncias, cerca de 280 atendimentos presenciais no posto do Aeroporto e mais de 100 mensagens no Instagram do órgão (@proconpe). No ranking de reclamações figuram: Decolar; TAP; Azul; Gol, respectivamente. Na rede social tem destaque dúvidas quanto à quitação ou não das instituições de ensino. "A atuação do órgão não cessará. Estaremos atuando constantemente para garantir que o consumidor pernambucano não seja lesado" frisa o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

PRAZOS PRORROGADOS - O Procon-PE e demais unidades descentralizadas, conveniadas localizadas no Estado permanecem com os prazos processuais e audiências suspensas até o 31 de maio, conforme publicação no Diário Oficial. A medida ocorre sobre a necessidade de manter ações de prevenção ao contágio pelo coronavírus. Não se aplica a suspensão para: vencimentos de guias de pagamentos de multas emitidas; de respostas às Cartas de Informações Preliminares -CIP`s (eletrônicas) e prazos de notificação expedidas pelo órgão de defesa do consumidor. Prazos de notificações expedidas pelo Procon-PE, através das gerências Geral e de Fiscalização, entre os dia 1º de abril e 31 de maio, as defesas e respostas devem ser encaminhadas para protocolo@procon.pe.gov.br. 
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