Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

Porto de Suape e Secretaria de Infraestrutura se articulam para oferecer suporte a caminhoneiros

Publicado em: 30/03/2020 17:38 | Atualizado em: 30/03/2020 18:01

 (Foto: Rafa Medeiros/Suape/Divulgação)
Foto: Rafa Medeiros/Suape/Divulgação

Além de articulação local para que restaurantes se mantenham em funcionamento para entrega de quentinhas, evitando aglomerações, equipes do Complexo Industrial Portuário de Suape e da Secretaria de Infraestrutura estão mantendo contato com proprietários de oficinas, borracharias, lojas de peças e serviços, para que a categoria tenha todo o suporte necessário durante as viagens. Um telefone exclusivo para que eles relatem qualquer dificuldade do tipo no Estado também deve ser disponibilizado no final desta semana. O trabalho de atenção aos caminhoneiros está sendo realizado pelo Comitê Especial de Abastecimento criado pelo Governo do Estado.

 

“Inúmeras mercadorias e insumos que chegam pelos portos ou mesmo são produzidas no Complexo de Suape necessitam do trabalho dos caminhoneiros para serem escoadas para abastecer supermercados, farmácias, hospitais, postos de combustíveis e assim chegar à casa da população. Para isso, é preciso que eles tenham onde se alimentar e cuidar de possíveis problemas nos caminhões. Mas, embora a abertura de estabelecimentos que prestam esses serviços esteja prevista em decreto estadual, muitos fecharam as portas. Nós estamos fazendo o possível para que os serviços sejam mantidos e nada falte aos caminhoneiros”, observa o presidente do Complexo de Suape, Leonardo Cerquinho.

 

No Complexo, Suape disponibilizou álcool gel para o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas do Estado de Pernambuco (Sintracape), suspendeu a biometria temporariamente e vem fazendo orientações no acesso ao porto. “Desde antes dessa crise a diretoria de Suape já se mostrava muito atenta às condições dos caminhoneiros. Após a pandemia, a colaboração só aumenta. Ligo e sou prontamente atendido, na medida do possível. Vejo os esforços de Suape para minimizar os problemas e nossa categoria trabalhando para que não falte nada à sociedade, estamos numa batalha única e aprendendo com essa situação. Espero que após a saída dessa crise a gente esteja ainda mais unido e trabalhando em conjunto para o bem da sociedade e dos caminhoneiros autônomos”, afirma o presidente do sindicato, Wilton Nery.

 

Uma média de 1.500 caminhoneiros circulam por Suape diariamente para fazer o transporte de mercadorias que chegam pelo porto ou que serão exportadas. Levantamento da Concessionária Rota do Atlântico, responsável pela administração da rodovia de acesso ao ancoradouro, comparou o período 12 a 18 de março com o período de 19 a 25 de março e constatou uma pequena queda de 8% na circulação de caminhões, enquanto a redução dos veículos de passeio foi de 38%.

 

“O relatório demonstra que as medidas de estímulo ao isolamento social têm surtido efeito, ao revelar uma queda bastante acentuada no trânsito de veículos de passeio. A queda pequena no tráfego de caminhões revela que os caminhoneiros continuam comprometidos com o transporte de itens essenciais para o abastecimento da sociedade”, destaca o presidente da CRA, Elias Lages. 

 

Sensibilizadas com a causa, a CRA E Concessionária Rota dos Coqueiro iniciaram, na semana passada, um trabalho de orientação aos caminhoneiros que será realizado toda quarta-feira. Trata-se de um pit-stop individual, onde técnicos de saúde repassam informações sobre formas de contágio, prevenção e sintomas do Covid-19 e entregam álcool gel, além de kits de alimentação com biscoitos, água e sucos. A ação conta com apoio da Safety Med. A CRA também se articulou com o Restaurante Select do Posto Shell, próximo ao pedágio, que está vendendo quentinhas por R,00 para atender aos caminhoneiros.

 

COMITÊ

 

O grupo de trabalho do Comitê de Abastecimento está sob comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, juntamente com as secretarias de Planejamento e Gestão, de Desenvolvimento Agrário, de Infraestrurura e de Trabalho, Emprego e Qualificação. Entre os membros também estão a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-PE), a Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa), a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes) e a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL-Recife).

 

 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL