Diario de Pernambuco
Busca

ENERGIA RENOVÁVEL

Petrolina dará descontos de até 80% no IPTU para quem usar energia solar

Publicado em: 12/03/2020 17:30

Cooperativa deve financiar compra de placas fotovoltaicas (Foto: Divulgação / Prefeitura de Petrolina)
Cooperativa deve financiar compra de placas fotovoltaicas (Foto: Divulgação / Prefeitura de Petrolina)

 
A prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, divulgou na última quarta-feira (11) um projeto de parceria com cidadãos e empresários pelo uso de fontes de energia alternativas. Quem instalar placas solares para gerar eletricidade poderá ter descontos de 50% e até 80% no no Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU).

De acordo com a administração do cidade, o benefício é possível por meio da lei municipal de nº 2.655, de 2014. O projeto é chamado de “Ecomoney”. Segundo o secretário executivo de Tributação, João da Costa Castro, a regra deve beneficiar a população comum e as empresas. “A vigência do benefício, destinado à residências e empresas, se dá sempre a partir do ano subsequente à entrada do requerimento e vale por 20 anos ou até a compensação do investimento pelo contribuinte”, afirmou o secretário.

O empresário Geralvinho Patriota fez um financiamento para aquisição de um sistema de energia solar. “Dei entrada do meu projeto na cooperativa de crédito Sicredi Vale do São Francisco”, disse. Segundo a prefeitura de Petrolina, a cooperativa registrou, em 2019, um aumento de 300% no saldo da carteira de crédito destinada ao financiamento de projetos de energia solar. 

Crédito

De acordo com o superintendente da cooperativa, Albérico Pena, o crédito está disponível para pessoas físicas e jurídicas associadas, aptas a parcelar em até cinco anos a instalação de um sistema fotovoltaico. O financiamento de até 100% dos itens financiáveis estaria garantido, segundo a Sicredi.

A prefeitura afirma que o Vale do São Francisco é uma região ideal para investimentos em energia solar. A área é banhada pelo Rio São Francisco e está sob um clima semiárido, com forte incidência de raios solares. Ainda de acordo com a prefeitura, estudos indicam que Petrolina e sua vizinha Juazeiro possuem mais de 250 dias de céu limpo no ano e cerca 3 mil horas de sol ao longo de 12 meses.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL