Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

CAPACITAÇÃO

ONG orienta jovens sobre planejamento de carreira durante a quarentena

Publicado em: 24/03/2020 12:47

 (Pixabay)
Pixabay

Para controlar a pandemia do novo coronavírus, estudantes de várias partes do mundo estão sem ir à escola, como acontece aqui em Pernambuco. Mas é possível continuar aprendendo durante a quarenta, inclusive para saber como lidar com situações de crise. A Junior Achievement Pernambuco, instituição sem fins lucrativos que atua na educação empreendedora em mais de 100 países, também está com funcionamento à distância para preservar nossa comunidade, já que grande parte dos seus projetos são realizados alunos de ensino fundamental e médio, nas escolas.

Enquanto a situação não volta ao normal, a ONG alerta para a importância dos jovens continuarem estudando de casa. Um dos programas da instituição é O Futuro do Trabalho, que tem o objetivo de trazer para os estudantes uma reflexão sobre a nova economia e o impacto da inovação tecnológica na vida e comportamento das pessoas. Nele, os jovens são influenciados a refletirem sobre suas carreiras, profissões que estarão em alta no futuro, e na área STEM, que engloba ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

“Como estimulamos no programa, neste atual momento é bem importante que os jovens pensem nas opções de carreira e como elas podem interferir nas suas escolhas ou influenciá-lospositivamente”, comenta a diretora executiva da Junior Achievement Pernambuco, Rosane Schereschewsky. As transformações na economia e na tecnologia afetam diretamente os jovens no mercado de trabalho. “Negócios baseados na nova economia e o avanço causado por novas tecnologias impactam diretamente nas profissões existentes no mercado de trabalho, muitas irão desaparecer, ao passo que outras irão surgir, pensando nisso é importante que o jovem esteja preparado para assumir novos desafios”, explica.  

Durante este período de isolamento físico, uma sugestão também é investir em cursos, que podem fazer a diferença na carreira após a quarentena, a curto e longo prazo. Por exemplo, aprender uma língua nova. Há vários aplicativos gratuitos disponíveis para isso. Também há diversas plataformas de ensino online com acessos abertos, como a StartSe (https://www.startse.com/), rede de educação e empreendedorismo parceria da Junior Achievement. 

Para a ONG, outro ponto importante é aproveitar esse tempo mais livre para libertar a criatividade e procurar soluções inovadoras, como pensar em produtos e serviços que faça a diferença na vida das pessoas. Talvez uma grande ideia de empreendedora surja nesse período.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Candidatos têm características das mais distintas, mas estão longe de representar os grupos sociais
Resumo da semana: 5 anos do surto de microcefalia, Covid suspende aulas e nova pesquisa no Recife
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #289 - Colênquima e esclerênquima
Rhaldney Santos entrevista Dra. Larissa Ventura, oftalmopediatra
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco